Destaque Novidades

Para não quebrar, Chevrolet Corvette limita motor até rodar 800 km

Tentação de sair das revendas da Chevrolet com o pé fundo no acelerador do Corvette não é mais possível
Chevrolet Corvette [divulgação]
Chevrolet Corvette [divulgação]

Tanto em carros de passeio quanto em modelos de alta performance, nunca é recomendado forçar demais o motor e conjunto mecânico nos primeiros quilômetros. Apesar de diversos avisos no manual do carro, muitos donos simplesmente ignoram os avisos da fabricante. Mas a Chevrolet deu um jeito eletrônico de evitar isso no novo Corvette.

Todos os Corvette de oitava geração contam com um limitador eletrônico de performance que impede que o modelo passe de 4 mil giros até atingir 800 km rodados no hodômetro. Além disso, o torque é reduzido para 45,6 kgfm ante os 65 kgfm produzidos pelo seu V8 6.2.

Chevrolet Corvette [divulgação]
Chevrolet Corvette [divulgação]
Isso tudo se deve à necessidade dos componentes mecânicos se ajustarem corretamente e todo o funcionamento do motor, lubrificação adequada e até assentamento das peças seja feito a contento.

Ultrapassados os 800 km, o Chevrolet Corvette libera toda a fúria dos 495 cv capazes de levar o modelo a 100 km/h em apenas 3 segundos. Segundo o Detroit Free Press, que obteve essas informações relacionadas ao motor do esportivo, esse cuidado eletrônico fará com que o conjunto dure bem mais e que não haja problemas prematuros.

Chevrolet Corvette [divulgação]
Chevrolet Corvette [divulgação]
Os carros hoje em dia não precisam mais passar pelo processo de amaciamento do motor por serem mais resistentes. Contudo, em modelos de alta performance, como é o caso do Corvette, onde todas as peças mecânicas são levadas ao limite o tempo todo, o cuidado a mais se faz necessário para evitar quebras prematuras.

Vale lembrar que essa geração do Corvette é a mais tecnológica de todas e a primeira da história a trocar o motor dianteiro por um layout central-traseiro. Oficialmente a Chevrolet nunca vendeu o modelo no Brasil, algo que não parece que mudará nessa geração, infelizmente.

Chevrolet Corvette [divulgação]
Chevrolet Corvette [divulgação]

>>Donos de Ford migram para Chevrolet e Hyundai, aponta estudo

>>Chevrolet Cruze 2021 resgata versão LTZ e sedã ganha retoque visual

>>Chevrolet Onix tem lançamento descartado no Oriente Médio

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar