Curiosidades Destaque

Cinco gerações de carros brasileiros conhecidas pelo apelido exótico

Alguns carros tem apelidos próprios, mas em alguns casos são algumas gerações em específico que são conhecidas por seus nomes alternativos
apelido
Toyota Corolla Brad [divulgação]

Na rodinha de amigos, sempre há alguém mais conhecido por um apelido do que seu verdadeiro nome. E isso às vezes acontece com alguns carros, mais especificamente com algumas de suas gerações.

Vez ou outra o apelido é dado pela própria montadora, como foi o caso da oitava geração do Honda Civic, conhecida popularmente como New Civic. Em outros casos, a zueira do Brasil que impera, como é o caso da Chevrolet Spin sendo chamada de capivara. Mas esses cinco carros tem apelido tão emblemático que basta jogar no Google que fotos deles aparecem.

Corolla Brad

O apelido Corolla Brad foi dado à nona geração do sedã médio da Toyota simplesmente por causa de uma propaganda. O ator Brad Pitt foi o garoto propaganda do modelo no Brasil em seu lançamento em 2003. Pegou tanto, que essa geração se tornou popularmente conhecida pelo nome do galã.

Toyota Corolla Brad [divulgação]
Toyota Corolla Brad [divulgação]
A justificativa também se dava pelo fato de que o Toyota Corolla dessa geração tinha como principal destaque seu design mais elegante e bonito que outros sedãs da época. Ou seja, beleza acima da média, algo que era também uma característica pela qual Brad Pitt também sempre foi conhecido.

Corsinha

A primeira geração do Chevrolet Corsa é até hoje chamada de Corsinha carinhosamente. O modelo com seu visual arredondado e simpático causou furor no mercado brasileiro ao apresentar modernidade em uma época em que todos os carros eram caixotes sobre rodas.

Chevrolet Corsinha [divulgação]
Chevrolet Corsinha [divulgação]
Com dimensões compactas, bom acabamento e um carisma inegável, o querido Corsinha se teve esse apelido na primeira geração. Quando o modelo mais novo chegou, passou a ser tratado pelo povo só e somente como Corsa. Nem mesmo seu irmão Corsa Sedan, depois rebatizado como Classic, aderiu ao apelido carinho.

Gol Bolinha / Quadrado

As duas primeiras gerações do Volkswagen Gol tiveram apelidos específicos por causa de suas carrocerias. O modelo original tinha linhas retas e bem marcadas, sendo apelidado de Gol Quadrado somente quando a segunda geração chegou. Contrastando com o antecessor, o novo Gol ganhou o apelido de Gol Bolinha ou Gol Bola.

Volkswagen Gol Bolinha [divulgação]
Volkswagen Gol Bolinha [divulgação]
Até hoje o Gol de segunda geração é chamado de Bola ou Bolinha, enquanto os modelos seguintes não tiveram um apelido ou designação específica. Já a designação quadrado pegou para outros Volkswagen da época como Passat, Brasilia e os derivados do Gol, como Parati, Voyage e Saveiro.

Fiesta Tristonho

A primeira geração do Ford Fiesta produzida no Brasil não agradava tanto aos olhos. No começo dos anos 1990, a marca norte-americana estava obcecada com ovais e desenhou toda dianteira da quarta geração do Fiesta com esse tema. O problema é que ele ficou com um semblante triste, chateado, cabisbaixo.

Ford Fiesta tristonho [divulgação]
Ford Fiesta tristonho [divulgação]
Ele ficou conhecido como Fiesta tristonho ou chorão por muitos. Era um contraste frente à geração anterior com seu sorriso simpático e amigável. Tanto que a reestilização que apareceu nos anos seguintes retomou com os faróis sorridentes, o que deu a ele o apelido de Fiesta Gatinho.

Monza e Chevette Turbarão

Em momentos diferentes, Chevette e Monza tiveram suas versões tubarão. O modelo 77 do Chevette tinha frente inclinada com faróis redondos e grade frontal fininha, o que conferia a ele um visual esportivo e agressivo. Diziam parecer um tubarão.

Já o Monza Tubarão é dos anos 1990, quando ele buscou inspiração no Omega. Tinha dianteira inclinada, faróis finos e grade frontal em forma de V. A inclinação da dianteira era contrária à do Chevette e com um olhar mais simpático que o irmão menor.

>>Cinco carros que tiveram versão conversível e você não conhecia

>>Cinco reestilizações que perdemos de carros vendidos no Brasil

>>Cinco tipos de carros que nunca mais existirão no mundo

Sobre o autor

João Brigato

27 Comentários

Clique aqui para comentar