Curiosidades

5 rivais de Compass, Taos e Corolla Cross que não temos no Brasil

Com grande potencial para brigar com Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross, esses SUVs médios bem que poderiam ser vendidos no Brasil

Chevrolet Trailblazer Activ [divulgação]
Chevrolet Trailblazer Activ [divulgação]

A definição de SUV médio no Brasil é ditada pelo Jeep Compass. Desde seu lançamento, o SUV médio redefiniu a categoria e vende mais do que todos os seus concorrentes. Por isso, quando a Volkswagen lançou o Taos e a Toyota trouxe o Corolla Cross, ambos estavam claramente mirando no sucesso da Stellantis.

Só que outras marcas também tem SUVs médios que poderiam ser vendidos no Brasil para rivalizar com Compass, Taos e Corolla Cross. Mas que, inexplicavelmente, estão ausentes do nosso mercado. Confira.

Chevrolet Trailblazer

Apesar do nome idêntico, o Chevrolet Trailblazer dessa lista não é o SUV da S10, mas sim um modelo de porte médio. Ele foi lançado na China e é vendido também nos EUA como um rival direto do Jeep Compass – além de ter tomado o lugar do Tracker em questão de preço.

O Traiblazer é feito sobre a mesma plataforma de Onix, Onix Plus e Tracker, mas traz porte de Compass e somente motor 1.2 três cilindros turbo. Seu visual é inspirado no SUV grande Blazer que, por sua vez, tem traços de Camaro.

Nissan Qashqai / Rogue Sport

Na Europa, o SUV médio que domina o segmento com a maior tranquilidade do mundo é o Nissan Qashqai. Tal qual o Jeep Compass no Brasil, o modelo é um grande sucesso desde seu lançamento, tanto que salvou a Nissan Europa da falência. Agora na terceira geração, bem que ele poderia ser vendido no Brasil para ocupar o espaço acima do Kicks.

Nos EUA ele só chegou na segunda geração, mas com o nome Rogue Sport e por lá não fez o mesmo sucesso que na Europa, mas vendeu relativamente bem. O modelo ganhou nova geração recentemente com estilo bastante ousado e essencialmente diferente do Kicks.

Kia Seltos

Apesar de estar em uma linha tênue entre um SUV compacto grande demais e um médio pequeno para a categoria, o Kia Seltos briga com o Jeep Compass em preço nos EUA e na Índia. Prometido para o Brasil (mas até agora nada), o modelo deverá se manter na faixa dos SUVs compactos por aqui, brigando diretamente com o primo Hyundai Creta.

O Seltos foi o primeiro carro da Kia pensado para a Índia, tem visual ousado, cabine espaçosa e possibilidade vasta de personalização. Traz uma vasta opção de motores, que vão dos turbo 1.4 e 1.6 (o mesmo do Tucson), até pelos 1.6 e 2.0 usados pelo Creta no Brasil.

Ford Escape / Kuga

Além de Territory e Bronco Sport, a Ford possui um terceiro SUV médio que está na medida para brigar com o Jeep Compass – tanto que faz isso nos EUA e Europa. Vendido nas Américas como Escape e no Velho Continente como Kuga, o modelo é derivado do Focus e atualmente está em sua terceira geração.

Ele era cotado para ser vendido no Brasil em versão híbrida, em uma tentativa de suprir a lacuna deixada pelo Fusion Hybrid e agora parcialmente preenchida pela Maverick Hybrid. Assim, o Escape ficaria posicionado acima do Territory e do Bronco Sport. Isso faria com que ele ficasse na faixa de preço do Compass 4xe e próximo do Toyota RAV4.

Renault Austral

Equivalente francês do Nissan Qashqai, o Renault Austral nunca foi cogitado para o Brasil, ao contrário do seu irmão maior Koleos. O que é uma pena, pois o modelo se encaixaria perfeitamente no segmento dominado por Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

Visualmente ele lembra bastante o Mégane E-Tech, com um toque de estilo bem moderno e estiloso. Se a Renault quisesse ir além, poderia trazer também o Espace para brigar com o Commander, visto que ele é a versão de sete lugares do Austral.

>>T-Cross atropela Compass e é o SUV mais vendido de maio

>>Volkswagen Touareg é reestilizado e ganha grade de Taos

>>Corolla Cross nunca atrapalhou o Corolla, ao contrário das apostas