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5 caminhonetes esportivas feitas para acelerar nas pistas

As caminhonetes sempre são vistas como veículos para andar na terra, mas às vezes as marcas transformam elas em verdadeiros esportivos

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Dodge Ram SRT-10 [divulgação]

Basta observar a maioria das caminhonetes atuais para perceber que elas foram pensadas para andar na terra. E, no Brasil, existe a cultura de que picape boa tem que ser 4×4 e diesel, mesmo que o comprador utilize ela apenas para andar na cidade. Nos últimos dias, a Ford resolveu apresentar uma versão da Ranger que não tem nenhuma vocação para a terra. E isso parece ser bom demais.

A verdade é que picape não foi feita para ser um modelo off-road. Elas surgiram para levar carga, e só depois passaram a ter tração 4×4 e a maior altura em relação ao solo. Por isso, às vezes as marcas criam caminhonetes feitas para andar somente no asfalto. E, melhor ainda, com um temperamento tipicamente esportivo. Confira alguns exemplos a seguir.

Chevrolet El Camino

Chevrolet El Camino SS [divulgação]
Chevrolet El Camino SS [divulgação]
A El Camino é uma das caminhonetes mais clássicas da Chevrolet, por ser um muscle-car com caçamba. Sua vocação nunca foi levar 1 tonelada de carga na traseira. Mas, mesmo assim, trata-se de um dos modelos mais icônicos de todos os tempos. Baseada no Chevelle (não confundir com o Chevette), ela tinha até um modelo com um V8 7.4 imenso de 450 cv e 69,1 kgfm.

Ford Ranchero

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Ford Ranchero GT [divulgação]
A Ranchero não é tão popular quanto El Camino, mas ela foi a responsável pela criação desse segmento. Por isso, é mais uma das caminhonetes esportivas clássicas. Nos anos 1970, por conta da rivalidade com o modelo da Chevrolet, a Ranchero chegou a ter uma versão GT, com um motor 7.5 V8 de 460 cv.

GMC Syclone

GMC Syclone [divulgação]
GMC Syclone [divulgação]
Outra picape clássica, a Syclone foi lançada em 1991 com um visual bem malvado. Seu motor era um V6 4.3 turbo de 283 cv e 48,4 kgfm de torque. Esses números podem não parecer muito hoje em dia, mas era uma cavalaria de respeito há 30 anos. A Syclone usava um câmbio automático de quatro marchas, mas ao menos era o mesmo do Corvette da época. Para melhorar a esportividade, a suspensão foi retrabalhada e rebaixada.

Dodge Ram SRT-10

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Dodge Ram SRT-10 [divulgação]
Houve um tempo que a Ram era uma picape feita pela Dodge. Somente quando a então FCA foi criada, que decidiram transformar a Ram em uma marca independente. Portanto, a SRT-10 era ainda um modelo Dodge.

E, nos anos 1990, a Dodge lançou um de seus carros mais incríveis, o Viper. O esportivo utilizava um motor V10 8.3 aspirado, e um belo dia a Dodge achou que era uma boa ideia colocar ele em uma Ram. Assim nasceu a Ram SRT-10, que teve diversas modificações na carroceria, podia ter cabine simples ou dupla, e entregava 507 cv e 72,6 kgfm de torque, sendo capaz de superar os 230 km/h. Isso em uma barca com mais de 2 toneladas.

Holden Ute

Holden Ute SS V Redline [divulgação]
Holden Ute SS V Redline [divulgação]
Os australianos têm como tradição lançar caminhonetes verdadeiramente esportivas, e com jeito de muscle-cars modernos. A Holden Ute tem um pézinho no Brasil, e foi um dos modelos mais marcantes das picapes australianas. Por décadas, ela era a caminhonete do Holden Commodore, que foi vendido por aqui como Chevrolet Omega, o australiano.

A Holden, que era a divisão australiana da GM, não existe mais. Mas, por décadas, ela fez diversas gerações da Ute, que tinha desde versões comuns, para o trabalho, até verdadeiras esportivas. Inclusive, uma versão extrema, a HSV Mallo GTS R, que utilizava um motor V8 6.2 da GM com supercharger, que desenvolvia 591 cv e 75,5 kgfm de torque.

Quais dessas caminhonetes você prefere? Deixe nos comentários a sua opinião.

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