Destaque

5 carros chineses que mudaram de nome para não virar piada

Por sorte, algumas dessas montadoras levaram seus carros para o departamento da quinta série antes de lançá-los

carros
BYD Tan [Auto+/ João Brigato]

Escolher o nome dos carros é algo complicado. Uma palavra pode soar bem em uma língua e ser uma gigantesca piada para outra. Por isso, é preciso sempre ter uma equipe responsável por verificar a possibilidades daquilo virar piada ou meme, o famoso departamento da quinta série. Mas, entre as chinesas, as mudanças de nomes dos carros é mais presente.

Pensando nisso, reunimos cinco carros chineses que precisaram mudar de nome antes de serem vendidos no Brasil. Na lista, temos até um modelo que não foi lançado ainda, mas que certamente terá de mudar seu batismo. E há até uma marca que veio ao país sem uma consulta do departamento da quinta série e, bom…já sabem o que aconteceu.

GWM Pao

GWM Poer [divulgação]
GWM Poer [divulgação]

A linha de caminhonetes da GWM no Brasil se chamará Poer, nome que adota em alguns países. É que o nome Pao, que é utilizado na China, poderia ser algo sugestivo demais para os brasileiros conseguirem digerir sem fazer piada. Mesmo que ela seja pau para toda obra, certamente não seria essa a piada a ser feita.

BYD Tang

BYD Tan [Auto+ / João Brigato]
BYD Tan [Auto+ / João Brigato]

Para ninguém achar que está comprando um suco em pó ambulante, a BYD trocou o nome de um de seus primeiros carros no Brasil. O Tang mudou para Tan por aqui por dois motivos. Primeiro, a pronúncia: mesmo em chinês, é justamente “tan”. Já a segunda era para evitar processos da marca de suco em pó e, claramente, para não virar piada.

JAC Yiwei 3

JAC Yiwei 3 [divulgação]
JAC Yiwei 3 [divulgação]

Antes mesmo de ser lançado, o JAC Yiwei 3 precisa trocar de nome. No podcast Auto+ nossos apresentadores já tentaram várias vezes dizer o nome do carro e se tornou uma tarefa quase impossível. O batismo brasileiro ainda é desconhecido, mas deve ser alterado para algo mais normal.

Chery Fulwin II

Chery Celer / Fulwin 2012 [divulgação]

Para evitar que seus carros fossem chamados de fuinha, a Chery mudou o nome de seus compactos. Assim, o Fulwin Hatchback e o Fulwin Liftback trocaram para Celer e Celer Sedan. O nome foi escolhido em um concurso feito pela marca chinesa, o mesmo que fez o Chery A3 trocar de nome para Cielo.

Chana

Chana Star [divulgação]
Chana Star [divulgação]

O problema da Chana não eram seus carros, mas sim a marca toda. A divisão de comerciais da Changan não deveria ter um brasileiro sequer na equipe para dizer que o nome não pegaria bem no país. Afinal, seria a mesma coisa que a Ford vender o Pinto no Brasil, só que ao contrário.

Qual desses carros tem o pior nome? Conte nos comentários.

>>Mercedes-Benz aumenta preços dos carros em até R$ 63 mil

>>BYD leva todas as categorias que estava em Prêmio Uol Carros

>>Omoda e Jaecoo podem trazer carros iguais aos da CAOA Chery