Destaque

5 SUVs que são irmão e rivais ao mesmo tempo

As categorias de carros proporcionam grandes rivalidades. Mas, você sabia que existem SUVs que além de irmãos são rivais na mesma intensidade?

Volkswagen Nivus Highline e T-Cross Highline [divulgação]
Volkswagen Nivus Highline e T-Cross Highline [divulgação]

Uma das categorias que mais cresce no mundo automotivo é a de SUVs. Esses modelos que podem ser compactos, médios ou grandes, já existiam na sociedade há um bom tempo. Contudo, foi após o início da década de 2010 que eles realmente conquistaram o público.

Atualmente, praticamente todas as montadoras que vendem carros no Brasil oferecem ao menos um SUV em seu portfólio. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, entre janeiro e agosto de 2023, os SUVs já haviam superado a marca de 486.774 vendas. Ou seja, quase 50% dos carros 0km vendidos nesses meses eram os modelos altinhos. Conheça nessa lista quais fabricantes oferecem mais de um na mesma categoria.

Renault Duster e Kardian

O primeiro surgiu no país tropical em meados de 2011 e sempre teve como destaque sua robustez, amplo espaço interno e porta-malas de 475, um dos maiores desse segmento. Já o segundo, chegará ainda este ano e promete acirrar ainda mais a categoria. O Kardian também trará grandes novidades para a Renault no Brasil e ele quer incomodar seus rivais e pode espezinhar seu irmão maior.

Volkswagen T-Cross e Nivus

Os dois SUVs da marca alemã já conquistaram seu lugar ao sol e fazem sucesso com qualquer clientela. É muito comum ir para as ruas e ver ao menos um dos dois modelos. O T-Cross é mais indicado para quem busca espaço interno. Por sua vez, o Nivus é mais indicado para quem não quer ter tanto espaço e liga mais para o estilo. Por mais que ambos compartilhem a plataforma MQB, o T-Cross é derivado do Virtus e o Nivus é derivado do Polo.

Kia Stonic e Niro

Eles podem ser da mesma montadora, mas suas funcionalidades são completamente opostas. O Niro é um SUV e é híbrido. Ele utiliza o motor 1.6 16V de quatro cilindros de injeção indireta e mais um propulsor elétrico. Juntos, rendem 141 cv. Por sua vez, o Stonic é um hatch com ares de SUV. Seu conjunto é híbrido-leve, ou seja, tem o motor 1.0 turbo de três cilindros e 118 cv, o qual atua junto com outro propulsor que funciona como gerador para carregar a bateria. As diferenças entre os SUVs são o conjunto de motor e o estilo.

Fiat Pulse e Fastback

Um desses SUVs é uma espécie de Argo bombado e o outro lembra o estilo do BMW X4. O Pulse tem como predicados os motores 1.0 turbo ou 1.3 aspirados, desempenho condizente com sua proposta e seu estilo agrada ao público. Já o Fastback agrada pelo porte maior, estilo cupê, tem mais cara de SUV, porta-malas de 561 litros e vem apenas com o motor 1.0 turbo. A escolha entre eles será mais baseada no espaço que a família precisa.

Ford Territory e Bronco Sport

Esses SUVs são como água e óleo. O Territory é aquele primo que mora no centro da cidade, é antenado na tecnologia e é elegante. Em contrapartida, o Bronco Sport é o modelo escolhido por quem quer andar na lama, enfrentar os diversos desafios do mundo off-road e também gosta e topa qualquer aventura radical. Ambos contam com diversos predicados e a escolha entre eles é exatamente por seus estilos bem distintos.

Quais desses SUVs te agrada? Teria ou tem algum deles na sua garagem? Conte nos comentários

>>BMW XM ganha kit especial e faria o Batman enlouquecer por ele

>>Forza Horizon 5 é atualizado e VW Santana é uma das novidades

>>Ingratidão de dono faz Rolls-Royce ficar maluca