Destaque

BYD desenvolve rival elétrico para o Land Rover Defender

Jipão deve focar na concorrência com o Land Rover Defender e Jeep Wrangler, mas BYD mira mais no britânico, como antecipam imagens teaser

BYD Yangwang R1
BYD Yangwang R1 [divulgação]

A BYD confirmou que trabalha em um modelo off-road. Antecipado em imagens teaser, a novidade será apresentada na China nos próximos meses, porque ele já possui uma carroceria definitiva e aparenta estar em testes finais de desenvolvimento. Batizado de BYD Yangwang R1, a novidade mira no estilo do inglês Land Rover Defender.

As primeiras imagens da novidade dão conta que estamos diante de um jipe de grande porte, ao mesmo estilo Defender de ser. O estreante ainda vai concorrer indiretamente com Mercedes-Benz Classe G e Jeep Wrangler, outros dois grandes exemplos quando o assunto são veículos off-road.

Elétrico, a chinesa quer que o Yangwang R1 se destaque dos seus rivais por ser o primeiro elétrico entre estes nomes consagrados. Muito provavelmente, Yangwang seja a nova marca premium que a BYD desenvolve, mas ainda sem confirmação. Ao revelar o jipão, a BYD apenas o anunciou como BYD Yangwang R1. De acordo com o Car News China, Yangwang traduzido do chinês significa ‘olhar para cima’.

BYD Yangwang R1
BYD Yangwang R1 [divulgação]

Excentricidade na lama

Com previsão de ser apresentado no primeiro semestre de 2023, o R1 traz um design que certamente vai ser diferente dos seus rivais. Essa sensação já pode ser observada nas primeiras imagens divulgadas antecipadamente pela BYD. Os faróis terão um desenho em L e serão divididos em dois andares, com faróis principais em posição intermediária.

Por ser um elétrico, o para-choque não necessita de grandes entradas de ar. Nas laterais ele mostra um parentesco com o Defender, seja pelo estilo da carroceria que lembra o Defender 110 ou até mesmo pelos retrovisores. As caixas de rodas ainda agregam um desenho mais quadrado, que combina com a proposta e com as linhas da carroceria.

O teto por sua vez aparente ter três faróis auxiliares acima do para-brisa. Na traseira, espera-se por lanternas verticais e estepe pendurado na tampa do porta-malas. Por dentro, por se tratar de uma marca premium, certamente teremos um padrão de acabamento acima da média que os carros da BYD, que já são bons em sua grande maioria. Na mecânica, por ser elétrico, espera-se que ele tenha até quatro motores, um para cada roda.

>>BYD Yuan Plus alcança cinco estrelas no crash-test da Austrália

>>BYD Song Plus é o pesadelo do Jeep Compass 4xe | Impressões

>>Mercedes-Benz EQB estreia no Brasil para brigar com o BYD Tan