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BYD Seal virá ao Brasil como Tesla Model 3 da China

Esse é o quatro sedã médio quase grande da BYD, mas agora a missão desse sedã é brigar com Tesla Model 3 e BMW i3

Bajaj Pulsar N150 e N160 [reprodução]
Bajaj Pulsar N150 e N160 [reprodução]

A BYD está expandindo rapidamente sua linha de carros no mundo, incluindo modelos em um mesmo segmento, mas que fazem parte e famílias diferentes. Prova disso é que no segmento de sedãs médios quase grandes, ela acaba de adicionar o mais um modelo, o BYD Seal. Mas esse tem missão especial: ser o Tesla Model 3 que o Brasil nunca teve.

 

Parte da linha de carros inspirados no oceano, o BYD Seal está na mesma família a qual já participam os modelos Destroyer 05 e Corvette 07. O Destroyer 05, inclusive, tem porte parecido com o do Seal: são 4,80 m de comprimento no estreante contra 4,78 m do sedã que também foi lançado nesse ano.

Com 4,75 m a BYD ainda tem o Qin Pro e o Qin Plus, esse último será vendido no Brasil ainda em 2022. Contudo, enquanto o Destroyer 05 usa a mesma plataforma dos irmãos Qin, o Seal usa a nova base e-platform 3.0 desenvolvida somente para carros elétricos. Os outros três sedãs são híbridos na essência, mas possuem versões só a bateria.

BYD Seal [divulgação]
BYD Seal [divulgação]

Mais que um Tesla

O BYD tem motor dianteiro e traseiro que, juntos, entregam 531 cv e 59 kgfm de torque. Com isso, são precisos apenas 3,8 segundos para chegar aos 100 km/h. O Tesla Model 3 Performance faz o mesmo em 3,1 segundos com 462 cv.

O destaque do BYD Seal, no entanto, é sua autonomia. Com baterias Blade ele faz 372 km com carga completa no ciclo Inmetro. BYD Seal [divulgação]

BYD Seal [divulgação]

No ponto

Como tem sido destaque nos modelos da BYD, o Seal é bonito. O visual é bem harmonioso e com personalidade própria, apesar de algumas referências a outras marcas. Exemplo é o prolongamento nos faróis no estilo Renault e o capô baixo e marcado pelos para-lamas que faz lembrar alguns carros da Porsche.

Os faróis finos com dois blocos de LED criam um estilo agressivo ao BYD Seal, enquanto o para-choque tem entradas de ar falsas para dar esportividade. Já a lateral é marcada por um vinco forte que desce na porta traseira. Maçanetas camufladas combinam com a falsa saída de ar do para-lama.

BYD Seal [divulgação]
BYD Seal [divulgação]

Atrás, a tampa do porta-malas é curtinha, criando um certo perfil cupê ao Seal, se diferenciando dos outros sedãs da BYD que tem estilo esportivo também, mas com traseira mais longa. As lanternas são conectadas e trazem um belo esquema visual com pontos de LED 3D. Só que o para-choque tem falso extrator de ar e carrega a placa.

Moderna e luxuosa, a cabine mostra que as marcas chinesas chegaram lá. O visual é orgânico, com linhas arredondadas e fluidas, mas decoradas com couro e plásticos com efeito que imitam pedras preciosas. Há também uma textura estilo mármore nas portas. Os bancos, portas e volante combinam couro branco com azul escuro de maneira elegante.

BYD Seal [divulgação]
BYD Seal [divulgação]

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