Destaque

Citroën confirma lançamento do ë-C3 elétrico. Vem ao Brasil?

Com incentivos fiscais na Índia, Citroën ë-C3 100% elétrico poderá ser vendido no Brasil, mas sem ser produzido aqui

Citroën ë-C3 [divulgação]
Citroën ë-C3 [divulgação]

A nova geração do Citroën C3 pensada para mercados de baixo custo teve como centro de desenvolvimento o Brasil e a Índia, tanto que ele é vendido só nesses dois países. Só que com a virada totalmente elétrica que têm ocorrido forte na Europa, mas também no mundo, a Stellantis quer eletrificar o C3.

Revelado em um teaser pela divisão indiana da Citroën, o inédito ë-C3 será o carro elétrico mais barato da marca francesa em alguns países. Claro que não custará tão pouco quanto o minúsculo Ami, mas esse é considerado um quadriciclo elétrico em alguns locais, não exatamente um carro.

A princípio, o ë-C3 será produzido só na Índia, mas a ideia é que ele seja exportado. O Brasil tem gigantescas chances de receber o modelo, visto que a Stellantis está forte na eletrificação no país, tendo a Peugeot como grande estrela dessa estratégia. Contudo, com o ë-C3, a Citroën teria como atuar no mercado de elétricos baratos.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]
Assim como o C3 a combustão pega algumas versões do Renault Kwid, o ë-C3 seria um belo concorrente para o Kwid E-Tech, brigando também com JAC E-JS1 e CAOA Chery iCar. A vantagem óbvia está no espaço interno bem mais farto do que de todos os modelos anteriormente citados.

Ainda não há informações sobre a motorização ou autonomia do Citroën ë-C3, mas temos algumas pistas. Ele usa a mesma plataforma CMP do Peugeot 208, Peugeot 2008 e Opel Corsa. Ou seja, é esperado que use o mesmo sistema elétrico deles ou uma versão mais barata com menos potência e autonomia.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]
Hoje os compactos elétricos da Stellantis contam com 136 cv e autonomia variando entre e 345 km e 400 km. Não seria estranho ver o ë-C3 com potência na casa dos 110 cv e autonomia próximo a 300 km com carga total.

>>Peugeot e-208 2023 expande autonomia e ganha potência

>>e-2008 é uma provocação elétrica da Peugeot | Impressões

>>Peugeot e-208 custa 2 vezes um 208, mas é o dobro de carro | Avaliação