Fiat confirma sucessor de Mobi e Argo com base de C3

Plataforma modular CMP da Peugeot e da Citroën será usada por Fiat e Jeep nos próximos anos, inclusive no sucessor de Mobi e Argo

Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato
Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato]

A Fiat já trabalha no sucessor do Mobi e do Argo no Brasil, conforme antecipou o Automotive Business. O novo modelo fruto do projeto F1H será produzido em Betim, Minas Gerais, com plataforma CMP. A base já dá vida a modelos como Citroën C3, Peugeot 208 e Opel Corsa. A base servirá a todos os compactos das marcas da Stellantis.

Segundo apuração do Automotive Business, o novo compacto da Fiat com base de Peugeot fará parte de um novo ciclo de investimentos ainda não anunciado. Boa parte do montante servirá para implementar a base modular CMP em Betim, unificando as linhas Será possível até fazer carros da Peugeot e da Citroën por lá.

Betim também passará a produzir a nova geração do Jeep Renegade em 2025, conforme o Auto+ já antecipou. O SUV compacto usará a base modular francesa em sua nova geração. Outro Jeep que será feito em Betim será o Avenger, posicionado abaixo do Renegade para brigar com o Fiat Pulse.

Fiat Argo Drive S-Design 1.3 CVT [divulgação]
Fiat Argo Drive S-Design 1.3 CVT [divulgação]

Brasil vs Itália

O novo compacto da Fiat com codinome F1H tem código bem parecido com o que era usado no Mobi: XH1. Por isso, é bastante provável que esse novo modelo seja, de fato, o sucessor do Mobi. Há chance também de ser a segunda geração do Argo, possivelmente unificado com o Punto italiano que vai ressurgir das cinzas. 

Há uma evidente vontade da Fiat italiana de se aproximar da divisão brasileira e unificar suas linhas. Isso porque o Brasil vende modelos de sucesso e tem uma gama gigantescamente maior do que a oferecida na Europa, a qual tem vendas bem mornas. Esse novo compacto F1H poderá, ou não, ser o início dessa unificação.

>>Citroën C3 Feel 1.6 é a melhor e a pior versão do hatch | Avaliação

>>Peugeot 208 Style tem o que nenhum 1.0 tem | Avaliação

>>Citroën C3 2023, mas pode chamar de novo Fiat Uno | Avaliação