Destaque

Google amplia aplicativos para sistema Android Auto

Telas multimídia dos veículos equipadas com o recurso do Android Auto terão acesso a mais aplicativos para ficarem mais conectadas

Central multimídia Toyota Yaris (divulgação)
Central multimídia Toyota Yaris (divulgação)

As centrais multimídia dos carros podem contar com os softwares Apple CarPlay ou Android Auto. No caso deste segundo, por ser gerenciado pelo Google, muito em breve o sistema ganhará novos aplicativos, os quais têm como intuito melhorar a conectividade do veículo com a tecnologia dos smartphones de seus donos.

Em breve, modelos da Renault, Volvo e Polestar, poderão ser conectados com aplicativos, como por exemplo Weather Channel, navegador Vivaldi, Zoom, Prime Vídeo e WebEx. O motorista poderá acessá-los via a loja de aplicativos Google Play. Segundo Haris Ramic, diretor de gerenciamento de produtos da Android Auto, o objetivo dessa novidade é auxiliar as montadoras a desenvolverem o produto ideal para seus consumidores.

O Google liberar o acesso aos aplicativos tem como intuito recuperar o controle da experiência dos passageiros com o sistema Android Auto, uma vez que as próprias montadoras desenvolvem seus sistemas. Neste caso, tem-se como exemplo a Tesla, a qual exibe em suas telas de entretenimento sua interface própria. Por enquanto, não há previsão se esse recurso chegará ao sistema de entretenimento oferecido nos carros brasileiros.

Android Auto (divulgação)

Novos recursos têm regras de funcionamento

Como esses aplicativos exigem uma atenção maior por parte dos condutores, para que estejam com o funcionamento regularizado, o Google impôs algumas restrições. Há um limite de vezes em que o motorista possa interagir com o display e caso ele ultrapasse esse tempo estipulado, o aplicativo bloqueia seu uso temporariamente. Dessa forma, acidentes e outros problemas poderão ser evitados.

Ainda assim, em casos como o Prime Vídeo, o Android Auto possui uma norma, em que o vídeo só pode ser exibido caso o automóvel esteja parado. Contudo, os motoristas podem personalizar esses novos acessórios virtuais, de forma que, os passageiros podem visualizar o conteúdo exibido, mesmo com o modelo se movimentando pelas vias.

Android Auto BMW (divulgação)

Será que esses novos aplicativos poderão estar presentes nas telas multimídia dos carros brasileiros? Você prefere Android Auto ou Apple CarPlay? Conte nos comentários

>>Projeto vai usar o Google para controlar semáforos

>>Toyota Yaris recebe nova central multimídia e carregador sem fio

>>Volkswagen Polo Track ganha central multimídia