Destaque

Lexus diz que quer usar câmbio manual em carros elétricos

Ideia um tanto quanto diferente quer fazer com que a transmissão manual continue em linha na Lexus, mesmo com os avanços da eletrificação

Lexus Electrified Sport Concept [divulgação]
Lexus Electrified Sport Concept [divulgação]

A eletrificação deve trazer pontos positivos para um planeta que precisa emitir menor quantidade de emissões. Ao mesmo tempo, esse avanço deve nos causar uma perda: o câmbio manual. No entanto, há uma luz no fim do túnel. Recentemente houveram rumores de que a Toyota poderia desenvolver um câmbio manual para seus carros elétricos. Agora a Lexus confirmou que também quer elétricos manuais.

“É possível?”, você me perguntaria. Para Takashi Watanabe, engenheiro-chefe da Lexus Electrified, a resposta é sim. Em discussão com seus engenheiros, a marca premium japonesa quer encontrar uma maneira deles se tornarem viáveis. O motivo do impasse é que carros elétricos entregam toda a sua força de forma instantânea. Apesar disso, Watanabe trabalha com sua equipe há três anos.

E, ao que tudo indica, existe uma maneira, de acordo com o executivo: “pode realmente estar em alguns de nossos futuros veículos elétricos”. Os testes são realizados a bordo de um UX 300e, que usa uma transmissão manual. A Lexus confirmou que o protótipo usa três pedais e que para a troca de marcha será necessário o uso da embreagem.

Lexus Electrified Sport Concept [divulgação]
Lexus Electrified Sport Concept [divulgação]
Junto com a embreagem, o câmbio possui um sistema de alto-falantes que simulam o som da troca de marcha e da rotação do motor. A marca confirmou ainda que pode colocar o câmbio como um opcional nos carros, podendo ser colocado à venda num futuro não muito distante. A transmissão pode ser possível em um futuro carro esportivo.

Esse modelo em questão pode ser o conceito apresentado em dezembro do ano passado. Batizado de Electrified Sport Concept, o cupê pode ser o futuro esportivo da marca. Ao ser revelado, confirmou-se que ele é desenvolvido a partir de uma plataforma elétrica e é equipado com o Lexus Driving Signature, sistema de condução autônomo. De acordo com informações, ele vai poder acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e ter uma autonomia em torno dos 700 km.

Lexus UX 300e [divulgação]
Lexus UX 300e [divulgação]

>>Lexus lança a linha 2023 de UX e ES no Brasil, com novidades

>>Lexus ES 300h 2022 chega ao Brasil por R$ 349.990

>>Alfa Romeo quer fama de Lexus e perder imagem de carros que quebram