Já comprou um produto e se arrependeu por não ter pesquisado o histórico da marca? Ou a reputação da marca foi um critério de desempate para a compra? Seja qual for o perfil do consumidor, todos têm uma coisa em comum: querem acertar na compra. Por isso, pensando nos nossos leitores levantamos as marcas de carros com as melhores e piores notas no Reclame Aqui.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
Antes de irmos ao resultado é importante explicar que a nota do Reclame Aqui é composta por quatro fatores: 1º índice de reclamações respondidas, 2º índice de solução, 3º índice de novos negócios, ou seja, se o consumidor voltaria a comprar com aquela marca e 4º nota do cliente (0 a 10), sendo que esses três últimos são avaliados apenas após a reclamação ser finalizada pela marca.
Também é preciso considerar que apesar do Reclame Aqui ser um bom parâmetro para conhecer um pouco mais a reputação de uma marca, o cliente nem sempre tem razão e pode ser que alguma reclamação não faça sentido. Mas a nota é formada por centenas e em alguns casos até milhares de avaliações, o que a torna mais fidedigna.
Consideramos as marcas com revenda oficial no Brasil, totalizando 22 marcas, contando com generalistas e premium. As notas correspondem ao período dos últimos seis meses (22 de maio a 22 de novembro de 2024). Dentre as piores notas nenhuma ficou abaixo de cinco e das melhores nenhuma superou a média de 9,4. Esclarecimentos feitos, vamos aos resultados.
As piores e melhores notas
Ao analisar as dez piores notas conseguimos perceber alguns dados interessantes. Por exemplo: das 11 marcas com as piores avaliações, seis são do segmento premium. Todas as marcas do grupo Stellantis aparecem entre as notas mais baixas, sendo a Fiat a que tem a pior avaliação com nota 6,5.
Porém, a marca de carro com a pior nota no Reclame Aqui é a Mercedes-Benz. Nos últimos seis meses a fabricante da estrela de três pontas recebeu 66 avaliações, dessas 31 foram avaliadas pelo consumidor. O site também informa que 43,3% foram resolvidas e o tempo médio de resposta da empresa é de 25 dias.
Já a Fiat foi a segunda pior marca avaliada, acumulando 2.340 reclamações. Mas também é preciso considerar que ela também tem o maior volume de vendas do ranking de piores notas. Embora, ela tenha a pior pontuação das 22 marcas avaliadas, 71,9% dos clientes responderam que as reclamações foram resolvidas e que 55,3% disseram que voltariam a fazer negócio com a marca.
A Porsche ficou em terceiro lugar, registrando 32 reclamações, das quais apenas 13 foram avaliadas. O tempo médio de resposta da marca é de sete dias e 69,2% dos consumidores responderam que voltariam a fazer negócio com a marca depois que o chamado foi finalizado.
O troféu de melhor nota no Reclama Aqui vai para a BMW com nota 9,4. A fabricante alemã de carros premium/luxo recebeu 208 reclamações, das quais 101 foram avaliadas pelos clientes. Questionados se voltariam a fazer negócio com a empresa 95,1% disse que sim. Já a segunda melhor avaliação é da Renault com nota 9,2 e a terceira da Toyota com nota 9.
11 marcas de carros com as piores notas no Reclame Aqui
1º Mercedes-Benz: 5,2
2º Fiat: 6,5
3º Porsche: 6,6
4º Jeep: 7,2
5º BYD: 7,3
6º Audi: 7,3
7º Peugeot: 7,4
8º GWM: 7,5
9º Citröen: 7,6
10º Hyundai: 7,8
11º RAM: 7,8
10 marcas de carros com as melhores notas no Reclame Aqui
1º BMW: 9,4
2º Renault: 9,2
3º Toyota: 9
4º Ford: 8,8
5º Honda: 8,8
6º Mitsubishi: 8,8
7º Volkswagen: 8,8
8º Chevrolet: 8,7
9º Nissan: 8,6
10º Volvo: 8,1
11º Kia: 7,9
O que você da pontuação das marcas de carros com as piores e melhores notas no Reclame Aqui? Conte para nós nos comentários.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
- JAC Hunter vai abalar o mercado de caminhonetes? | Impressões
- Prazo de entrega: Citroën Basalt pode chegar só no carnaval
- Hyundai HB20S sofre aumento de R$ 800 e passa de R$ 130 mil