Destaque

Mercedes-Benz revela imagens do EQG de produção em testes

Versão elétrica do Classe G, Mercedes-Benz EQG será colocado à venda a partir de 2024 e ainda segue em testes de desenvolvimento

Mercedes-Benz EQG [divulgação]
Mercedes-Benz EQG [divulgação]

A linha EQ da Mercedes-Benz se tornou a porta de entrada da marca alemã aos elétricos. Desde o lançamento do EQC, a empresa já expandiu bastante a sua linha e deve continuar expandindo nos próximos anos. Em setembro de 2021 apresentou o EQG Concept, um conceito que antecipava uma versão elétrica do Classe G.

Ele está em desenvolvimento e a Mercedes revelou as primeiras imagens teaser do EQG. Previsto para começar a ser entregue aos seus proprietários a partir de 2024, o EQG não precisará ser desenvolvido sobre uma plataforma exclusiva para elétricos. Ele vai manter a mesma base do G atual, sendo que as baterias estarão no assoalho.

Estima-se que a bateria tenha cerca de 100 kWh e para manter as aptidões fora-de-estrada do EQG, a Mercedes-Benz vai equipá-lo com um Kevlar de carbono na parte inferior para proteger a bateria de possíveis danos. Além disso, ele terá uma estrutura de aço que também vai proteger a bateria.

Mercedes-Benz EQG [divulgação]
Mercedes-Benz EQG [divulgação]

Roda a roda EQGeti

Na mecânica, as primeiras informações dão conta que ele terá quatro motores elétricos, um para cada roda. Recentemente, a Mercedes confirmou que ele será equipado com um modo bastante peculiar. Chamado de ‘G-Turn’, que terá a capacidade de fazer uma curva ao estilo tanque de guerra, no seu próprio eixo. O sistema G-Turn é bem parecido com o modo Tank-Turn, de tanques de guerra.

Ainda na mecânica, estima-se que ele tenha a carroceria montada sobre chassi. Elétrico, o EQG terá baterias instaladas no assoalho que vão contribuir para que ele tenha um centro de gravidade mais baixo. Já o chassi vai contar com um eixo rígido na traseira, com uma caixa redutora de acionamento manual. A Mercedes já confirmou que ele vai continuar podendo subir inclinações de 45º.

Mercedes-Benz EQG [divulgação]
Mercedes-Benz EQG [divulgação]

>>Mercedes cobra quase R$ 6.500 por mais potência em elétricos

>>Rival de Tesla Model S, Mercedes-Benz EQE chega ao Brasil

>>Mercedes-Benz EQB estreia no Brasil para brigar com o BYD Tan