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Fiat e Chevrolet encontram solução para luz diurna

Para atender ao Governo, a Fiat e a Chevrolet conseguiram encontrar uma solução simples e deixam seus modelos mais seguros

Mobi
Fiat Mobi 2024 [Divulgação]

A partir do dia 1º de janeiro de 2024, o Governo Federal impôs que todos os carros 0km produzidos no país precisavam sair de fábrica com novos equipamentos de segurança. Controles de tração e estabilidade, luzes de rodagem diurna e mais itens se tornaram obrigatórios. Para estar de acordo com esta nova norma, a Fiat e a Chevrolet encontraram pequenas soluções para sanar esses problemas.

Dessa forma, Mobi, Fiorino, Argo e Cronos passaram a contar tanto com os controles de tração e estabilidade e uma novidade na parte de iluminação. Mobi e Fiorino passam ter os faróis de neblina ligados o tempo todo. Esta resolução mostra que a montadora italiana está focada na economia dos custos, pois precisou fazer uma programação no sistema de iluminação e instalar as pequenas luzes nos para-choques dos modelos. Vale ressaltar que as lâmpadas do farol quanto de neblina podem ser acionadas individualmente.

A história de Argo e Cronos é diferente. Eles já tinham faróis com luz de posição com iluminação em LED. Só que, visando a economia, a marca instalou uma lâmpada mais forte junto do farol-alto. Esta solução já foi vista no Brasil com o Volkswagen Polo Track. Entretanto, a Fiat abriu caminho e a Chevrolet logo foi atrás. Agora, o Onix e Onix Plus também receberam novidades na parte de iluminação. Os modelos mais acessíveis da marca estão iguais ao Mobi e Fiorino e também vão andar por todos os cantos com os faróis de neblina acesos.

Despertador tocou e a Renault acordou

Se engana quem pensa que foram apenas as montadoras italiana e norte-americana que acordaram com o balde de água fria do Governo brasileiro. Quem teve de se apressar foi a Renault. Agora, Kwid, Logan, Stepway e Oroch ganharam novos equipamentos de segurança. Todavia, era o Logan e o Stepway quem mais precisavam desse chacoalhão para terem mais itens.

Tanto o sedã quanto o aventureiro passaram a vir com o controle de tração e estabilidade de série e também receberam indicação de direção lateral. Outra ordem do Governo é que os carros tragam alerta de frenagem de emergência com as luzes de freio piscado ou a ativação automática do pisca-alerta precedida por um toque mais forte ao pedal do freio. Por sorte, os carros da Renault já contavam com alguns requisitos governamentais antes do pedido formal e não precisaram seguir seus rivais da Fiat e Chevrolet de última hora.

Renault Stepway 1.0 [divulgação]
Renault Stepway 1.0 [divulgação]
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