Destaque

Volkswagen quase lançou SUV da Amarok para brigar com SW4

Recentemente, um executivo da Volkswagen divulgou uma ilustração de SUV baseado na nova Amarok que foi descartado pela marca

SUV da Volkswagen Amarok [reprodução]
SUV da Volkswagen Amarok [reprodução]

A Volkswagen considerou ter uma versão SUV da Amarok, utilizando a base da caminhonete para criar o utilitário esportivo. Albert Kirzinger, chefe de design da Volkswagen Veículos Comerciais nos Estados Unidos, revelou um esboço do projeto em seu LinkedIn mostrando como seria esse SUV Amarok. No entanto, essa ideia foi descartada em julho de 2022 pelo membro do conselho de veículos comerciais da Volkswagen para marketing, Lars Krause.

Como é possível ver na ilustração, o SUV da Volkswagen já seria baseado na segunda geração da Amarok. E este é justamente o problema, já que a picape compartilha plataforma com a Ford Ranger. E como VW e Ford são parceiras, a marca norte-americana também não se mostrou muito favorável ao SUV.

Isso porque a Ford já tem um SUV da Ranger, o Everest, vendido na Ásia. Ele não é vendido nos Estados Unidos para evitar conflitos com o Bronco, e a Ford não quer que a Volkswagen lance um SUV baseado em uma plataforma sua para concorrer com seus modelos. 

Volkswagen Amarok [divulgação]
Volkswagen Amarok [divulgação]

SUV da Volkswagen Amarok nos EUA

Os americanos têm uma demanda crescente por SUVs off-road, o que poderia animar a Volkswagen em lançar o SUV da Amarok nos EUA. No entanto, a Ford não quer que a VW canibalize as vendas do Bronco. Por isso, nem mesmo o Ford Everest é vendido nos Estados Unidos, então um SUV da Amarok de segunda geração não teria a menor chance de ser lançado por lá.

Sem o SUV da Amarok, resta à Volkswagen seguir produzindo a caminhonete na fábrica da África do Sul. No entanto, a fabricante alemã está com problema sério nas mãos, já que as vendas da nova Amarok não decolaram, e a primeira geração, vendida no Brasil e feita na Argentina, consegue ser mais relevante que o modelo novo.

Ford Everest [divulgação]
Ford Everest [divulgação]
Dessa forma, fica a dúvida se um SUV da nova Amarok conseguiria ter sucesso. De qualquer maneira, seria um projeto bastante interessante, e que certamente agradaria os brasileiros, que amam o Toyota SW4 de paixão.

Você acha que a Volkswagen deveria ter investido no SUV da Amarok? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Presidente da Toyota não acredita em futuro dos carros elétricos

>> Conheça os SUVs manuais mais baratos do Brasil

>> Chevrolet Corsa: um jovem com 30 anos de bagagem