Destaque Mercado

Fiat Strada atropela Chevrolet Onix como carro mais vendido de setembro

As expectativas se concretizaram e o fortíssimo avanço da Fiat Strada fez com que a picape compacta roubasse a liderança do Chevrolet Onix
Fiat Strada Volcano [divulgação]
Fiat Strada Volcano [divulgação]

O ano de 2020 não está sendo nada fácil para o Chevrolet Onix. Depois de perder a liderança do mercado nacional para um SUV, o Volkswagen T-Cross, agora o hatch compacto abriu mão de sua coroa entre os mais vendidos de setembro para uma picape, mais especificamente para a Fiat Strada. Desde que o Palio se aposentou, a Fiat não tinha mais um de seus carros como líder no Brasil.

A diferença entre eles é irrisória, sendo apenas 163 unidades de vantagem para a picape compacta Strada, mas o suficiente para garantir a liderança. Ela e o Onix foram os únicos carros do mercado brasileiro a atingir mais de 10 mil unidades comercializadas em setembro, mostrando uma lenta, mas constante recuperação.

Gol voltando aos velhos tempos

Sentindo novamente o gostinho de ser um dos carros mais vendidos do Brasil, o Volkswagen Gol vem em uma surpreendente ascensão nos últimos meses. O hatch compacto subiu da quarta para a terceira colocação, colocando o Hyundai HB20 um degrau abaixo e, por pouco, não atingindo a marca das 10 mil unidades como Strada e Onix.

Volkswagen Gol (divulgação)

Outro que vem avançando é o Fiat Argo. Da sexta posição em agosto, ele cresceu para o quinto lugar, tomando a posição do Volkswagen T-Cross, que simplesmente desapareceu do ranking. Os irmãos Onix Plus e Tracker também aproveitaram a saída do SUV do Polo para subir uma posição no ranking.

Ausente por vários meses, o Ford Ka voltou ao top 10 de vendas no Brasil. Segundo dados fornecidos pela Fenabrave, o hatch compacto atingiu a nona colocação, espremido entre os irmãos Jeep Compass e Renegade entre os mais vendidos de setembro. Será que terá fôlego para voltar às posições mais altas ou vai ficar de fora do ranking de novo?

Carros mais vendidos do Brasil em setembro

  1. Fiat Strada – 11.873 unidades
  2. Chevrolet Onix – 11.710 unidades
  3. Volkswagen Gol – 9.134 unidades
  4. Hyundai HB20 – 8.565 unidades
  5. Fiat Argo – 7.985 unidades
  6. Chevrolet Onix Plus – 7.093 unidades
  7. Chevrolet Tracker – 6.403 unidades
  8. Jeep Compass – 6.042 unidades
  9. Ford Ka – 5.956 unidades
  10. Jeep Renegade – 5.748 unidades

>>Avaliação: Fiat Strada Freedom é excelente, mas não compensa

>>Onix e Onix Plus 2021: mais caros e mudanças em equipamentos

>>Fiat terá rival do Volkswagen Nivus em 2022, SUV da Toro descartado

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar