Destaque Novidades

Ford quer SUV Escape 7 lugares para briga com Tiguan e Compass 7 lugares

Próxima geração do Escape terá versão de sete lugares para substituir três modelos da Ford ao mesmo tempo
Ford Escape / Kuga [divulgação]

Na tentativa de reduzir custos e ampliar sua linha de SUVs, a Ford terá uma inédita cartada: o Escape de sete lugares. O modelo será uma variante espichada e levemente remodelada do SUV médio norte-americano e virá para briga com Volkswagen Tiguan Allspace e o inédito Jeep de sete lugares derivado do Compass.

Enquanto serão precisos três SUVs para substituir o Fusion (Territory, Bronco Sport e Escape), sozinho o novo utilitário de sete lugares dará cabo de três modelos da Ford vendidos globalmente. O Grand Escape ou Escape Max, como aponta o Ford Authority, substituirá o SUV grande Edge e as minivans S-Max e Galaxy.

A derrocada do Edge se da por conta das vendas aquém do esperado na Europa e na Austrália, onde o modelo periga sair de linha antes do fim de seu ciclo de vida. Nos EUA, as vendas vão relativamente bem, mas nada de extraordinário. Já as minivans S-Max e Galaxy tiveram uma nova geração cancelada por conta do foco da Ford em SUVs e picapes.

Ford Escape / Kuga [divulgação]
Ford Escape / Kuga [divulgação]
Atualmente o Escape é um grande sucesso da Ford tanto nos EUA quanto na Europa, onde é vendido como Kuga. Até mesmo na China o modelo tem mostrado grandes números, em especial em sua versão híbrida plug-in cotada para o Brasil. A adição de mais espaço e lugar para dois passageiros extras colocaria a Ford em um segmento que hoje ela não atua.

Hoje, o menor SUV da Ford capaz de levar sete pessoas é o Explorer, modelo que, na prática, se encaixa no segmento de SUVs grandes. A marca do oval azul não possui nenhum SUV com lugar para tanta gente com menos de 5 m de comprimento e é justamente nesse crescente segmento que o Escape de sete lugares entrará.

Com código de projeto CX430, o modelo usará a mesma plataforma C2 do Escape de cinco lugares, Focus, Bronco Sport e da picape Maverick. Em relação ao modelo que servirá de base, o novo SUV da Fordterá entre-eixos alongado e traseira com corte mais reto, privilegiando o espaço traseiro e aproveitamento máximo da área útil.

Ford Escape / Kuga [divulgação]
Ford Escape / Kuga [divulgação]
A fórmula é exatamente a mesma que a Volkswagen faz com Tiguan e Tiguan Allspace, Peugeot com 3008 e 5008, além do que prepara a Jeep com Compass e Compass 7 lugares, em que ambos dividirão interior, frente e portas dianteiras, sendo totalmente diferentes da coluna B para trás.

>>Volkswagen Tarek, rival do Jeep Compass, tem primeira imagem revelada

>>Novo Chery Tiggo 8 mostra o quão rápido os chineses evoluem

>>Último Ford Fusion é fabricado para dar lugar ao Bronco Sport

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar