Destaque

Ford GT MK IV 2023 custa R$ 8,9 milhões e é a versão radical da lenda de Le Mans

Exclusivo para as pistas, o Ford GT MK IV 2023 presta homenagem ao clássico dos anos 1960 e vai ter mais de 800 cv

Ford GT MK IV 2023 [divulgação]
Ford GT MK IV 2023 [divulgação]

O Ford GT MK IV 2023 é mais uma série especial do supercarro apresentada neste ano. Como o nome do carro sugere, ele presta homenagem ao clássico GT40 MK IV de 1967, que teve a aerodinâmica retrabalhada e era mais longo que o modelo anterior. O resultado nas pistas foi o mesmo de 1966, com o carro vencendo a segunda 24 Horas de Le Mans consecutiva.

E a fórmula usada no GT atual é a mesma. A aerodinâmica foi toda retrabalhada para o carro ter um desempenho superior. Por não ter faróis, apenas uma discreta assinatura em LED no local, e nem retrovisores, o modelo é exclusivo para as pistas. 

Além da aerodinâmica retrabalhada, o GT MK IV será mais potente que as demais versões. A Ford diz que o carro terá mais de 800 cv e motor EcoBoost biturbo exclusivo. No entanto, nenhum detalhe adicional sobre o propulsor foi revelado. Mas a tendência é que seja maior do que o V6 de 3.5 utilizado no GT padrão.

Ford GT MK IV 2023 [divulgação]
Ford GT MK IV 2023 [divulgação]
Segundo a fabricante, foi adicionada uma transmissão de corrida, o entre-eixos foi alongado e a suspensão é a Adaptive Spool Valve (ASV) da Multimatic. Todos esses detalhes prometem fazer o carro ter um desempenho em pista bem melhor.

Por mais que seja uma série comemorativa e que reverencia o legado do esportivo, este é o canto do cisne do Ford GT. A terceira encarnação do icônico modelo está dando adeus e esta será a última versão dedicada às pistas. 

Ford GT40 MK IV 1967 [divulgação]
Ford GT40 MK IV 1967 [divulgação]
Serão apenas 67 unidades fabricadas, todas construídas à mão, cujo preço será de US$ 1,7 milhão – ou cerca de R$ 8,9 milhões na cotação atual. As estregas vão começar na metade do primeiro semestre de 2023.

>> Kombi elétrica e nova Ford Ranger gabaritam teste de colisão

>> Ford Maverick Hybrid chega ao Brasil no 1° semestre de 2023

>> Ferrari 296 GTB estreia no Brasil por módicos R$ 4,896 milhões