Destaque Novidades

Ka despenca pois Ford reduziu vendas para locadoras

Justificativa de baixa lucratividade fez com que Ford decidisse desacelerar briga por vendas para locadoras com Ka e outros modelos
Ford Ka [divulgação]
Ford Ka [divulgação]

Desde que o ano virou, o Ford Ka deixou de disputar a vice-liderança do mercado brasileiro com o Hyundai HB20 de maneira misteriosa. Nada justificava a queda abrupta do hatch compacto, que chegou a ficar de fora da lista dos 10 carros mais vendidos do país por diversos meses.

Mas tudo foi explicado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari em nota publicada em seu site oficial. A Ford reduziu as vendas seus carros para locadoras, o que representava uma fatia considerável das vendas do Ka, Ka Sedan e EcoSport no Brasil.

De acordo com o sindicato, a Ford informou que haverá 46% de queda na produção de veículos pois “não tem valido a pena, do ponto de vista do lucro, manter este tipo de modalidade comercial por causa da barganha das empresas de locação”.

Ford Ka Sedan [divulgação]
Ford Ka Sedan [divulgação]
Vale ressaltar que a negociação com as locadoras compreende lotes generosos de diversos veículos sendo vendidos praticamente a preço de custo ou até abaixo disso para criar volume no ranking de vendas. Essa é uma estratégia bastante comum que ajuda a deixar um carro em evidência e garantir que a lucratividade venha por conta do alto volume de produção e vendas.

Em declaração oficial, a Ford diz que “não sairá do segmento de locadoras, mas será mais seletiva com relação aos aspectos negociais”. Com isso, a marca afirma que manterá vendas para locadoras, mas não no mesmo nível de antes, indo de acordo com o que o Sindicato informou.

Ford Ka (divulgação)

O sindicato ainda afirma que haverá lay-off na fábrica de Camaçari até dezembro, mas que pode ser estendido até maio do próximo ano para readequação da produção e regularização dos estoques, que agora serão destinados, em sua grande parte, à venda nas concessionárias.

Enquanto isso a fábrica deverá passar por modernizações para receber novos modelos. A marca já testa um novo SUV compacto com base no Ford Ka que pode ser a terceira geração do EcoSport ou um novo modelo para atuar abaixo do EcoSport (que crescerá na próxima geração) e brigar com Volkswagen Nivus e o SUV do Fiat Argo.

>>Ford diz que próxima Ranger será melhor que a Volkswagen Amarok

>>VW Amarok segue Ford Ranger e tem produção dobrada na Argentina

>>Ford terá novo SUV de 7 lugares Equator maior que o Edge

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Tá certa a Ford, e as outras montadoras deveriam seguir o mesmo caminho.

    Locadoras de veículos ganham em todas as pontas do processo, na compra, na venda e nos impostos não recolhidos, aí é um negócio dos sonhos mesmo.