Destaque Novidades

Ford pode ressuscitar Corcel, Escort e até Del Rey

Sem apelar para o design retrô, Ford quer trazer nomes do passado de volta para carros novos, dando foco para os modelos 100% elétricos
Ford Puma (divulgação)

A onda retrô está atingindo a indústria automotiva mais uma vez. Entretanto, diferentemente do que ocorreu nos anos 2000, os carros elétricos é que são o alvo da visita ao passado. E é nessa tocada que a Ford pode trazer carros como Corcel Del Rey e até Escort de volta.

Murat Gueler, chefe de design da Ford em entrevista às Autocar revelou interessantes planos da marca. Ele afirmou que eles não vão entrar na onda retrô de design, como fez a Hyundai com o Ioniq 5 inspirado no Pony ou a Renault que vai trazer o 5 de volta.
“Existe muita coisa vinda da China agora que é muito competitiva, ou dos coreanos que são extremamente competitivos, tem belos designs e tecnologia forte. Então a questão para marcas como a Ford é: ‘como se posicionar?'” afirma o executivo.

Ford Mustang e Mustang Mach E [divulgação]
Ford Mustang e Mustang Mach E [divulgação]
Gueler ressalta que há muita oportunidade em reviver nomes do passado: “Acho que temos um portfólio único de nomes do passado que conseguimos trazer emoção aos nossos carros novos e contar histórias que outras marcas não conseguem”. 

A Ford já mostrou como fazer isso com o Puma. O nome era originalmente usado em um cupê compacto derivado do Fiesta. Ele renasceu como SUV compacto acima do EcoSport. Até o nome Mustang ganhou outra vertente com o SUV elétrico Mach-E.

carros importados
Ford Puma [divulgação]
Por isso, a marca pretende trazer nomes icônicos do passado em novos modelos, especialmente elétricos. Carros bem conhecidos do público como Escort, Capri e até Falcon podem ressurgir nos próximos anos.

As chances de Corcel e Del Rey voltarem já são menores, visto que foram modelos muito fortes no Brasil, mas não oferecidos em outros mercados. Já imaginou um Corcel elétrico? 

>>Fiesta 2022 tem motor 1.0 turbo de 155 cv que faz 20,4 km/l

>>Maverick Hybrid está à venda no Brasil pelo dobro da Fiat Toro diesel

>>Transit no Brasil terá versões furgão e para até 19 passageiros

Sobre o autor

João Brigato

71 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Perda de tempo e desperdício. Que gosta desses antigos, que a alma desses carros, não apenas um emblema na traseira de um baitolomovel. E quem não entende poha nenhum de carro, tipo as madames e almofadinhas, vai sentir nojinho de comprar um carro com nome de carro velho

      • Tenho um corcel bege calcinha, 1969 e 4 portas e só arranco sorrisos por onde passo. Antigamente carros tinham alma. Só quem tem ou teve vai entender esse tipo de satisfação. Claro que pra mim e pra muitos ele não é só um carro… é um pedaço da história automobilística !

        • Olá povo. Muitos falam sem ter experimentado uma carona sequer num desses carros. Mas vou fizer uma coisa: carros macios, confortáveis, bem acabados e duráveis. Na minha família já houve Belina I, Corcel II 82, Del Rey 84 e Ghia 88, Escort 94, Fiat 147, Uno 95, Monza , Fusca… De todos esses aí ainda rodo com um Escort 94 q já fez motor, suspensão e o monte de problemas e o interior continua sempre no lugar. Recentemente entrou um Fiat Ideia, um Sandero e, um ford Ka 2016 com acabamento ruim interno e externo. PortaLuvas torto, detalhes em plastico que não casam na porta/lateral. Resumindo tudo ficou com qualidade a desejar, motor mais potente mas… fraco prá ficar forçando todo dia. Em resumo: Mesmo problema dos capitalistas ganaciosos q fazem seus produtos serem piores q a versão anteriror e mais caros. Ah, tem muita tecnologia embarcada… Se isso mudasse alguma coisa no fato de dirigir, manda um “pelado” q seja pelo meno 20mil mais barato…

  • Corcel?! A Ford se mandou do Brasil, deixou só os importados e as pickups e agora esse papo? Das “quatro” grandes só não tive carro da Ford e não me arrependo!

    • Boa tarde , eu tive as quatro marcas , hoje tenho Ford e não me arrependo , não se deve falar de uma coisa que vc nunca usou ou teve , tenho Ford Ka há 4anos , e pra mim foi o melhor custo benefício em tudo , me desculpe a fraqueza mas essa é a verdade , falo do que conheço e vivo .

    • Poxa ter um corcel novo me dá até alegria, tive corcel e aprendi a dirigir nele.
      Baita carrão da época, apesar q eu era pobre não podia ter outro mais novo, mas não me arrependo, só as peças e carburador que ficaram duro de achar.

    • Se vc não teve é porque não teve oportunidade. Já tive Corcel, Del Rey e já estou na quarta Ecosport (2007, 10, 14 e 20). Satisfação com a marca e serviços. Lamentável ouvir esse teu discurso. Você não sabe o que perdeu.

    • Pois eu só tive carros Ford (s), e posso dizer que não me arrependo, de motor são muito bons, design e acabamento, tens alguns tops.

    • Tenho um Ford Escort 99, desde o km, até hoje nunca levei ao mecânico para consertar o motor, já tive como tenho outro carro, mas não desfaço do meu Escort

    • Fato, sempre evitei Ford, tive Fiat, VW e Audi, mas há 4 anos em um ótimo negócio acabei pegando um Focus 2013 manual, estou surpreso com o conforto, robustez e recursos do veículo, excelente. Só quem conhece mesmo pode dizer, projeto irretocável, uma pena o desfecho de tudo por aqui.

  • Meu sonho sempre foi ter um Corcel 1.
    Mas minha esposa me obrigou a comprar um Tiggo 5x turbo para conforto e segurança do nosso cachorro.

    #voltaFordCorcel

  • Primeiro a marca precisa recuperar sua credibilidade, especialmente no mercado brasileiro. Os produtos até eram bons. Porém, o pós venda péssimo associado a custos de manutenção incompatíveis com a categoria levaram os infelizes proprietários a se unirem em matrimônio com seus automóveis.
    Até que a morte os separe…

  • A ford tinha a reputação de carro inquebrável e de muito conforto, mas isso acabou… e ainda deixando várias pessoas sem emprego!!! Adeus ford!!! Não precisa voltar…

  • Tive um Ecosport, veio com problemas na bateria “Moura”. O carro ficou 15 dias na Concessionária e voltou com o mesmo problema. Eu entrei no Facebook deles e descasquei. No privado me falaram que não poderiam fazer nada. Eu então falei que tinha comprado um carro de +de 72 mil e não uma bateria. Falei que iria processar a Ford, a Moura e a Concessionária e que alguém iria pagar o pato. No instante resolveram. O carro era bom mas a manutenção cara.

  • Tenho um corcel bege calcinha, 1969 e 4 portas e só arranco sorrisos por onde passo. Antigamente carros tinham alma. Só quem tem ou teve vai entender esse tipo de satisfação. Claro que pra mim e pra muitos ele não é só um carro… é um pedaço da história automobilística !

  • Acho incrível os caras ficarem pagando pau pra essa montadora ainda, c4gou para o Brasil, desrespeitando os proprietários de seus veículos, acabou com a Troller sem motivo nenhum, só pra mostrar que pode, e tem cara babando nessa marca… que vão vender essas merda de pick-up na Argentina e onde eles priorizam. Não sei como os sites ainda falam dessa marca, se é pra falar de uma marca que não tem interesse no Brasil, então fala de Opel ou Lexus, a Ford pode ter sido uma boa opção, hj é uma marca que virou as costas para nós.

    • Amigão, tem muita informação faltando aí. A Troller foi descontinuada por ter problemas estruturais sérios. O melhor que a Ford poderia fazer, depois de comprar a marca, era recolher todas e destruí-las. Só alguns colecionadores não quiseram vender, mas eu não andaria nesses raros carros.

  • Deviam é trazer o Focus mk4 pro Brasil. Iria vender muito mais que bronco e seja lá qual é o carro que anunciem. Eu compraria… Seria meu 3⁰ Focus zero…

  • Eu fico encabulado! por que o Brasil não cria a sua própria indústria automobilística? Tenho certeza que terá sucesso, e não precisaremos contar com a Boa vontade de nenhuma indústria estrangeira em trazer esse ou aquele modelo de carro.

    • Concordo. Iria gerar milhares de empregos e seriam produtos de primeira qualidade. Visto que a Embraer é brasileira e tem notoriedade internacional. Fica a dica.

    • Houveram algumas tentativas até meio heroicas dado às dificuldades de fazer qualquer coisa neste País em termos empresariais. Imagine construir uma indústria nova em ambiente hostil ao empresário inovador. Me lembro bem do caso Gurgel e agora o caso da Troler.

  • A Ford fez bem em sair do país.governo que não dá incentivo para a indústria não pensa no povo a cadeia automobilística é gigantesca pergunta para o governo da China se ele quer outra montadora lá

    • Meu deus do céu o assunto aqui é automóvel aí vem um ser iluminado falar de política, esse povo de esquerda não vive a sua vida, vive de delírios e perjorar os outros, vai estudar.
      A Ford saiu do Brasil por que os subsídios de mais de 30 anos venceram e aqueles que não venceram, solicitaram a antecipação de encerramento, quem pagava no final das contas era o povo.
      Por que a Audi quer retornar, a Great ALL Motors chinesa quer comprar a fábrica da Mercedes no Brasil, a Chery com o grupo Caoa dobrando a produção, a Volks comprou fábricas chinesas.
      Esse tipo de opinião e bem de sindicalista do sindicatos dos automobilistas, vocês sim quase acabaram com a indústria automobilística exigindo regalias e impondo leis trabalhista que encarecem a produção e o custo das empresas, vai pedir emprego na Chery, na Jac para ver como a música toca.

  • Carro da Ford? Nunca mais,depois do fez aqui no Brasil.
    Tratou os Brasileiros como lixo.
    Peças muito caras, e em falta, poucas concessionárias . Boa sorte aos corajosos.

  • No Brasil carro elétrico ainda é para poucos e, pelo aumento de preços, até carro a combustão também.
    Acho que a matéria acima é um modo de querer criar notícia para o brasileiro. Imagine querer reviver o nome do Corcel, Del Rey etc.
    Não dá para nos enganar sempre.

  • Olá,
    Sr. João Brigato
    Em 09/01/1985, desenhei um conceito de carro diferente com o capô e o teto rebaixados , para romper melhor o ar, diminuir o consumo de combustível e evitar o capotamento em altas velocidades.
    É o que temos hoje nos desenhos do sedan.
    Enviei para o Sr. Luiz Nemorino Mora( Ford ), e ele recusou dizendo que estava fora dos padrões de aerodinâmica no mundo naquele momento.
    Depois da joint-venture que formou a Autolatina, esse conceito passou a compor os modelos:
    A geração do Escort, Apollo, Versailles, Pointer, Logus e Verona.
    Trabalhava na Bridgestone ( pneus ), onde permaneci por 17 anos, e pude ver erros que ajudariam a Ford antes de sair do Brasil. mas devido essa recusa em aceitar meu desenho o que posso fazer é guardar esse fato.
    Obrigado pela atenção.

  • Que bosta. Tem que mudar o design dessas carroças. São todos quase iguais e é difícil identificar um desses carros quando vem de longe. Quer ressuscitar nomes antigos, tem que renascer em designers.

  • Excelente ideia da Ford, pois sobretudo em relação ao Escort, Corcel e Del Rey. São excelentes exemplares e resistentes ao tempo. Já fui proprietário de um Del Rey Belina e posso afirmar que é um carro confortável, confiável durável, logicamente não se esquecendo da manutenção preventiva.

  • É só olhar mo interiorzão que se ve muito Corcel,Belina, Del Rey, Pampa….ainda na ativa. Carros que são tratores. Fiesta Zetec Rocam é sensacional. E o Ka 1.5 3 cil automático, sensacional!

  • Ford uma merda mesmo eu tenho um Chevrolet amigo se vc não conhece o que e carro aí eu te entendo mais falar que Ford e foda irmão você nunca pilotou um Chevrolet americano amigo isso sim e que é um carro tenho um cruze isso que é carro não e essa merda de Ford não carro da Ford não se compara a um Chevrolet

  • Trabalhei na Ford em SBC por mais de 15 anos na decada de 90…. excelente empresa!! Ainda hoje tenho um carro da marca. Infelizmente produzir carros no Brasil é uma verdadeira aventura, sem incentivo algum e com impostos exorbitantes…. mas todas as montadoras enfrentam estes problemas e mesmo assim permanecem investindo no pais e gerando empregos e renda. A esttategia da Ford em deixar o Brasil pode ter sido boa para a empresa (produzindo fora e importando) mas pessima para os brasileiros

  • Pois e

    Uma pena que o desfecho da Ford , tive ,3 Ford Focus , já estou no 2 Ford fusion , p mim em termo de carro , não tem quem bata ,super satisfeito com os carros da Ford , da banho em todos

  • Carro moderno so ajuda os guinchos. Quando quebra, do guincho pra tirar da pista. Os antigos mecanicos bastava um alicate e uma chave de fenda e vc seguia viagem. Novo so tem conforto e amor por guincheiro. Kkkk

  • Tenho Ford mas assim que vender este último nunca mais compro. Uma palhaçada o que fizeram. Quero que se exploda. Só tem carros caros, fora da realidade e ainda querem apelar para o sentimentalismo? Sai fora! Corcel e Escort? Ridículo! Ford já era! Compro um Peugeot mas não compro Ford nunca mais.

  • Creio que a maioria não entendeu que, não estarão revivendo o modelo antigo do Corcel, e sim o nome CORCEL. Provavelmente, será um carro totalmente diferente daquele modelo quadrado. O problema, é que a Ford deixou o país. Tive vários carros da Ford e sempre gostei, mas sendo produzidos na Argentina ou no Uruguai, tô fora!

    • Essa desgraça de empresa Ford, tem que ser extinta totalmente, carros caros, peças difíceis e caras, já tive um num negócio que fiz e o cara,me deu como parte de pagamento, como estava muito novinho com 39.000 kms aceitei, mais tive muita decepção e perdi 1/3 do que paguei na hora da venda , sso em pouco tempo.

  • Uma pena a Ford sair do Brasil e só vir para cá carros grandes. Meu sonho é trocar meu focus por um novo, ou qualquer outro médio da Ford. Não consigo gostar ou me empolgar por nenhum carro de
    qualquer outra marca.

  • Justo a Ford que deixou o Brasil na mão, a Ford tem excelentes carros agora fazer elétricos lá fora pra vender a preços absurdos aqui, só tonto que vai comprar para fazer graça pro vizinho kkk

  • Tive um Scort ano 2000 comprei zero estava na estrada e motor esquentou não o que ocorreu se faltou água mas foi problemático tive que trocar os quatro pistões e fazer a parte de cima .