Destaque

Ford pode ressuscitar Corcel, Escort e até Del Rey

Sem apelar para o design retrô, Ford quer trazer nomes do passado de volta para carros novos, dando foco para os modelos 100% elétricos

Ford Puma (divulgação)
Ford Puma (divulgação)

A onda retrô está atingindo a indústria automotiva mais uma vez. Entretanto, diferentemente do que ocorreu nos anos 2000, os carros elétricos é que são o alvo da visita ao passado. E é nessa tocada que a Ford pode trazer carros como Corcel Del Rey e até Escort de volta.

Murat Gueler, chefe de design da Ford em entrevista às Autocar revelou interessantes planos da marca. Ele afirmou que eles não vão entrar na onda retrô de design, como fez a Hyundai com o Ioniq 5 inspirado no Pony ou a Renault que vai trazer o 5 de volta.
“Existe muita coisa vinda da China agora que é muito competitiva, ou dos coreanos que são extremamente competitivos, tem belos designs e tecnologia forte. Então a questão para marcas como a Ford é: ‘como se posicionar?'” afirma o executivo.

Ford Mustang e Mustang Mach E [divulgação]
Ford Mustang e Mustang Mach E [divulgação]
Gueler ressalta que há muita oportunidade em reviver nomes do passado: “Acho que temos um portfólio único de nomes do passado que conseguimos trazer emoção aos nossos carros novos e contar histórias que outras marcas não conseguem”. 

A Ford já mostrou como fazer isso com o Puma. O nome era originalmente usado em um cupê compacto derivado do Fiesta. Ele renasceu como SUV compacto acima do EcoSport. Até o nome Mustang ganhou outra vertente com o SUV elétrico Mach-E.

carros importados
Ford Puma [divulgação]
Por isso, a marca pretende trazer nomes icônicos do passado em novos modelos, especialmente elétricos. Carros bem conhecidos do público como Escort, Capri e até Falcon podem ressurgir nos próximos anos.

As chances de Corcel e Del Rey voltarem já são menores, visto que foram modelos muito fortes no Brasil, mas não oferecidos em outros mercados. Já imaginou um Corcel elétrico? 

>>Fiesta 2022 tem motor 1.0 turbo de 155 cv que faz 20,4 km/l

>>Maverick Hybrid está à venda no Brasil pelo dobro da Fiat Toro diesel

>>Transit no Brasil terá versões furgão e para até 19 passageiros