Novidades

Ford revela o Evos: SUV cupê que substituirá Fusion e Mondeo

Com visual esportivo e ousado, o Ford Evos enterrará Fusion e Mondeo de uma vez em todo o mundo

Ford Evos [divulgação]
Ford Evos [divulgação]

Já não era segredo para ninguém que a Ford ia substituir seus sedãs e hatches por SUVs. Mesmo modelos importantes como Fusion e Mondeo estavam fadados a seres aposentados em favor de um utilitário, como ocorreu agora. Apresentado na China, o Ford Evos substitui os dois sedãs médio-grandes da marca em todo o mundo.

Para tomar o lugar deixado por Fusion e Mondeo, o Ford Evos aposta em uma carroceria mais esportiva e esguia. É um SUV ainda, mas ele é mais baixo que o comum da categoria. A silhueta cupê tem semelhança forte com o elétrico Mustang Mach-E, em especial quando visto de lado.

Estilo novo

Seguindo a moda do segmento, ele tem teto com pintura contrastante e plásticos pretos na parte inferior da carroceria, em especial na caixa de roda. A dianteira traz a nova linguagem visual da Ford que estreou no SUV chinês Equator.

Ford Evos [divulgação]
Ford Evos [divulgação]
O destaque vai para os faróis divididos, com a parte superior bastante fina e interligada por um friso cromado. A grade frontal ovalada tem desenho agressivo e três pontos em laranja como destaque. A segunda metade do conjunto luminoso fica logo abaixo junto a uma falsa entrada de ar.

A Ford não revelou imagens da traseira do Evos, mas o interior impressionou pela ousadia. Diferente de todos os modelos da marca à venda hoje no mundo, o Evos aposta na tecnologia. Ele tem três telas ligadas umas às outras preenchendo toda porção frontal do painel. Ela faz as vezes de painel de instrumentos e também de central multimídia.

Ford Evos [divulgação]
Ford Evos [divulgação]

Herança do Fusion

As saídas de ar laterais são visualmente conectadas aos frisos das portas, que também disfarçam as maçanetas. Já o volante tem visual moderno, botões sensíveis ao toque e até detalhes em laranja. A única herança do Fusion ficou por conta da manopla de câmbio em forma de rotor.

A Ford ainda não divulgou motorizações do novo Evos e nem quais mercados receberão o SUV cupê além da China. O modelo já foi flagrado na Europa e nos EUA que, vale lembrar, que tiveram decretadas as aposentadorias de Mondeo e Fusion. Será que vem para o Brasil?

>>Ford Ranger Black: urbana, elegante e bom custo-benefício | Avaliação

>>Territory SEL: por que o SUV é reflexo do futuro da Ford? | Avaliação

>>Ford por R$ 179.900: Territory SEL ou Ranger Black? | Comparativo