Destaque Novidades

GTI + SUV + elétrico = Volkswagen ID.4 GTX

Inédita versão esportiva do SUV médio elétrico ID.4 da Volkswagen dá início à era GTI plugada na tomada
Volkswagen ID4 GTX [divulgação]
Volkswagen ID4 GTX [divulgação]

A Volkswagen possui diversas siglas esportivas em seu portfólio. GTI é usado para modelos compactos esportivos com tração dianteira. GLI é para os sedãs com mesma vocação. Enquanto GTS ficou para as versões esportivas quase GTI produzidas no Brasil. Agora, soma-se à essa família a nova sigla GTX que estreia no Volkswagen ID.4.

Primeiro SUV 100% elétrico da Volkswagen, o ID.4 foi o responsável por inaugurar a sigla esportiva. Ele não tem níveis Tesla ou Porsche Taycan de performance, mas entrega uma condução mais apimentada e animada que seus irmãos equivalentes. Ao menos entre os elétricos da Volks, ele é o mais rápido e potente.

Para entregar mais que o ID.4 regular, o GTX traz dois motores elétricos, um posicionado na dianteira e outro na traseira. É a primeira vez que o SUV elétrico tem tração nas quatro rodas, já que, por padrão, ele é um modelo de tração dianteira. A Volkswagen divulga 299 cv, mas não especificou o torque do modelo.

Quase lá

Graças à força extra e tração nas quatro rodas, o ID.4 GTX chega aos 100 km/h em 6,2 segundos. São exatos 2,3 segundos mais rápido que a versão mais potente do ID.4 atualmente vendida. Ainda assim, está longe de Ford Mustang Mach-E GT e Tesla Model Y Performance que precisam, respectivamente, de 3,5 e 3,7 segundos para atingir a mesma velocidade.

Além da performance extra, o ID.4 GTX ganhou baterias de 77 kWh, maiores que as de 58 kWh usadas pelas demais versões. Com isso, a Volkswagen anuncia autonomia total de 480 km com carga completa.

Volkswagen ID4 GTX [divulgação]
Volkswagen ID4 GTX [divulgação]

Opcionalmente esportivo

Em um esportivo, geralmente há concessões em conforto para que a performance seja entregue a contento. Contudo, no GTX, a Volkswagen decidiu manter algumas coisas do ID.4 como padrão. Para ter direção mais firme e direta e suspensão 15 mm mais baixa, é preciso optar pelo pacote Sports. Com o Sports Plus, ele ganha suspensão adaptativa.

Visualmente a versão GTX se diferencia das demais pela presença de pintura na parte inferior da carroceria. O ID.4 ganha luzes auxiliares na parte inferior do para-choque e novas rodas de 20 polegadas são instaladas, mas que podem chegar a 21 polegadas opcionalmente. Há ainda aerofólio maior e para-choque traseiro esportivo.

Volkswagen ID4 GTX [divulgação]
Volkswagen ID4 GTX [divulgação]
Por dentro o SUV elétrico ganha detalhes em preto brilhante e vermelho, dando um belo contraste na cabine. Bancos esportivos com costuras vermelhas e logotipo GTX bordado são os destaques. Vale lembrar que existem planos da Volkswagen para vender o ID.4 no Brasil: será que a versão GTX também vem?

>>Volkswagen Polo e Virtus 2022 ganham central VW Play

>>Flagra: Volkswagen Taos e Tharu são vistos juntos no Brasil

>>Primeiro JAC Volkswagen é adiado no Brasil, mas já tem nome definido

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar