Destaque Novidades

Jeep Compass da Volkswagen será o Taos e estreia em 13 de outubro

Nome definitivo do SUV médio da Volkswagen, rival do Jeep Compass, será Taos
Volkswagen Taos [divulgação]
Volkswagen Taos [divulgação]

Até então chamado de Tarek, o inédito SUV médio da VW, rival do Jeep Compass finalmente teve seu nome definitivo revelado: Volkswagen Taos. Seguindo a regra (nem sempre cumprida) da marca alemã de nomear seus SUVs com a letra T, o modelo se posicionará entre T-Cross e Tiguan.

A Volkswagen marcou o lançamento global do Taos para 13 de outubro, revelando que o SUV médio será comercializado em toda a América, incluindo América do Norte. No caso do Brasil, o rival do Jeep Compass virá importado da Argentina, onde ele tomou o lugar que antes pertencia à SpaceFox na linha de produção de General Pacheco.

Pouco ainda foi revelado sobre o Volkswagen Taos, ex-Tarek. O que se sabe até o momento é que ele é baseado no SUV chinês Tharu e usa plataforma modular MQB. Ele terá 4,45 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos. Medidas que o encaixam entre o T-Cross (4,19 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos) e o Tiguan Allspace (4,70 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos).

Nos teasers, o Volkswagen Taos aparenta robustez e tem linhas bastante quadradas, como no Tharu chinês. Ele segue por uma fórmula de estilo mais tradicional que se provou certeira no Jeep Compass, líder do segmento SIVs de médios.

O Taos terá motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque atrelado à transmissão automática Tiptronic de seis marchas em todas as versões. Rumores apontam também para um Taos R-Line (ou GTS) com motor 2.0 TSI de 220 cv e tração integral 4MOTION.

Com a chegada do SUV médio Taos, a vida do T-Cross Highline e do Tiguan 250 TSI ficará mais difícil dentro da Volkswagen. O novo SUV terá preço encaixado entre eles para conseguir brigar com o Jeep Compass. É possível que o Tiguan perca a versão de cinco lugares, passando a ser vendido apenas na configuração de sete lugares.

>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes

>>Volkswagen Tiguan dá uma de Nivus e ganha versão cupê

>>Avaliação: VW Nivus supre os órfãos do Golf que não gostam de SUV?  

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar