Manutenção

Conheça alguns cuidados para se ter com os carros blindados

Os carros blindados trazem mais segurança aos ocupantes. Só que, a blindagem precisa de uma série de cuidados para não dar problema

Carros
Carro blindado [Divulgação]

Os carros blindados são muito comuns no Brasil. O país tropical é conhecido por seu alto índice de violência e blindar seu modelo tem sido uma alternativa muito buscada por seus donos. Segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem, Abrablin, o Brasil já superou a marca de 300 mil veículos blindados e aqui é o país que mais possui esse nível de segurança nos automóveis. Mas, blindar o modelo requer alguns cuidados especiais. Confira alguns deles.

Cuidados com a revisão

Como todo o processo de blindagem aumenta em média 200 kg o peso total do modelo, o recomendado por especialistas na área é que o motorista faça uma revisão completa em seu automóvel de forma anual. Todos os componentes precisam ser avaliados de maneira minuciosa, especialmente a suspensão, já que ela não é reforçada com o processo de blindagem.

Banho de gato

Os carros precisam de um banho a cada quinze dias em média. A poeira das grandes cidades ou das estradas de terra não podem ficar na carroceria muito tempo, se não estragam a beleza do modelo. Com os blindados a situação é a mesma e eles só podem ser lavados com água e sabão neutro. Essa recomendação é para não utilizar produtos abrasivos que podem estragar a carroceria e até os vidros blindados.

Limpeza do carro
Limpeza do carro [Divulgação]

Nada de sobe e desce

Como os vidros ficam mais pesados com a blindagem, quando o dono blinda seu automóvel, ele é alertado para que não fique brincando de abrir e fechar os vidros. A recomendação serve para que os vidros não trinquem e nem saíam dos trilhos. Aliás, o alto peso nessa peça pode danificar o sistema elétrico caso seja acionado constantemente. Por último, não é uma boa pedida fechar a porta do modelo com os vidros abertos, já que isso pode causar rachaduras profundas.

Evite excesso de calor

Assim como as pessoas, os carros blindados não podem ficar muito tempo expostos aos raios solares. Como os componentes de blindagem possuem temperaturas diferentes de dilatação, estacionar seu modelo em um local descoberto por muitas horas ou lavá-lo com água sob alta incidência do sol pode ocasionar uma trinca em todos os materiais e o prejuízo financeiro vai pesar no bolso do proprietário.

Vidros são redimensionados com aplicação de blindagem oferecida pela Volvo

Seu carro é blindado? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários

>>Patente confirma visual europeu do Peugeot 208 2025

>>6 carros de 7 lugares mais baratos do Brasil atualmente

>>Royal Enfield apresenta novidades para suas motos no Brasil