Destaque Novidades

Nova CNH é poliglota e tem tabela para indicar as categorias

Emissão da nova CNH começou ontem (1), mas não é preciso solicitar a alteração do modelo atual
Nova CNH em detalhes [divulgação}
Nova CNH em detalhes [divulgação}

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) já está em emissão no Brasil. Desde ontem, 1 de junho, a nova versão do documento entrou em circulação no território brasileiro. No entanto, é preciso destacar que quem está com a habilitação em dia não precisa trocar por uma nova imediatamente, já que o modelo atual segue válido até o seu vencimento.

O novo modelo será emitido apenas para quem tirar uma nova habilitação a partir de agora, ou então renovar a sua licença que venceu. Por isso, não é preciso correr até o Detran mais próximo para trocar o documento, a menos que o condutor faça questão de exibir a nova CNH para os amigos e familiares.

Mudanças nova CNH

Já disponível em todo o território nacional, a nova CNH traz uma mudança em seu visual e passa ter uma identificação visual das categorias que o condutor está habilitado. Uma tabela com todas as classes e veículos foi adicionada depois da dobra da habilitação, e nela será possível consultar quais são as licenças dos condutores. 

Nova CNH em detalhes [divulgação}
Nova CNH em detalhes [divulgação]
Por exemplo, caso o motorista possua as carteiras A e B, a partir de agora será possível ver na tabela a identificação do motorista logo a frente de um desenho de uma moto (A) e de um carro (B). Com isso, a ideia é deixar de uma maneira mais clara a informação sobre qual veículo aquele condutor pode dirigir.

Além disso, as cores do documento foram alteradas e há frases em português, espanhol e inglês, para facilitar a interpretação do documento por autoridades de outros países. E agora há a letra P ou D para determinar se o condutor tem apenas a permissão para dirigir (P) ou se já conta com a CNH definitiva (D).

Nova CNH em detalhes [divulgação}
Nova CNH em detalhes [divulgação]
A CNH digital também se manteve, e pode ser utilizada para identificar o motorista mesmo sem a versão física do documento. Basta fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito e escanear o QR Code do documento físico para habilitar a versão no app.

>> Saiba como solicitar a Permissão Internacional de Dirigir (PID)

>>Dona da Jaguar Land Rover compra fábrica da Ford e fará carros elétricos

>> Projeto de lei quer autorizar carro barato a diesel no Brasil

Sobre o autor

Leo Alves

Comente

Clique aqui para comentar