Quadrado onde pode e amigo do meio ambiente

Mercedes-Benz revela Classe G elétrico com 4 motores

Demorou, mas o Mercedes-Benz Classe G elétrico veio ao mundo e além de ser off-road, o modelo quadrado tem só 4 motores e 580 cavalos

Mercedes-Benz Classe G elétrico
Mercedes-Benz G580 EQ [Divulgação]

Depois de muito suspense e a curiosidade só crescendo, a Mercedes-Benz revelou como é o Classe G elétrico. O SUV quadrado off-road foi batizado de G580 EQ. Ele conta com apenas 4 motores, gosta de enfrentar terrenos acidentados e tem alta tecnologia embarcada. Contudo, seu preço será bem salgado para os padrões do mercado.

O G580 EQ traz 4 motores elétricos e cada um rende 145 cv. Juntos, entregam 580 cv e 118,6 kgfm de torque. Seu 0 a 100 km/h é cumprido em 4,7 segundos e ele supera em números o Classe G movido a combustão. Cada um dos quatro propulsores possui sua caixa de câmbio de duas marchas e ele tem ainda um controle de motor individual, o qual consegue enfrentar os mais diversos tipos de terrenos acidentados. Ele pode andar em lugares com inclinação de até 35°.

Já que se trata de um carro com pegada off-road, o Mercedes-Benz Classe G elétrico ainda pode enfrentar até 850 mm de ambientes inundados. Isso surpreende pois se trata de um carro elétrico. Para atingir este número, os engenheiros da marca alemã conseguiram unir os componentes da bateria com os motores. O G580 EQ pode andar por superfícies mais alagadas do que o Classe G movido a combustão.

Mercedes-Benz Classe G elétrico
Mercedes-Benz G580 EQ [Divulgação]

Peso pesado e preço bem salgado

Como ele gosta de se aventurar no fora de estrada, o G580 EQ possui modos diferentes de condução e em um deles pode até girar 360°. Para melhorar a aerodinâmica, o capô foi redesenhado para aperfeiçoar o fluxo de ar. O porta-estepe na tampa do porta-malas ainda esconde a tomada de carregamento. Aliás, ele pode suportar velocidade de carga de até 200 kW. O Classe G elétrico usa a mesma plataforma do modelo a combustão.

A bateria de 116 kWh de capacidade do sedã EQS é instalada também no SUV e é protegida por escudos feitos de carbono. Todavia, o peso do Mercedes-Benz Classe G elétrico é de surpreendentes 3.085 kg. Ele consegue ser o SUV da linha G mais pesado de todos. A autonomia pelo ciclo WLTP é de 470 km. No interior, ele já traz o sistema de infoentretenimento MBUX atualizado e iluminação ambiente.

Assim como seu peso impressiona, os preços não ficam muito atrás. Os valores do Classe G elétrico para os Estados Unidos ainda não foram revelados. Na Alemanha, ele parte de cerca de R$ 787,2 mil. Ele é mais caro que o Classe G500 e mais barato do que o AMG G63. Se o cliente quiser equipá-lo com o kit AMG-Line, o SUV elétrico trará rodas de 20 polegadas AMG, volante esportivo, apliques de acabamento em aço de carbono e mais diferenciais.

Já para quem quer exclusividade, há também o Mercedes Classe G580 EQ Edition One. A edição especial é pintada na cor azul Magno do Mar do Sul produzida pela empresa Manufaktur, a que personaliza os modelos da Mercedes-Benz. Na Alemanha, essa versão custa aproximadamente R$ 1 milhão. Ainda não há confirmação do G580 EQ desembarcar no Brasil.

Mercedes-Benz Classe G elétrico
Mercedes-Benz G580 EQ [Divulgação]

Você teria esse SUV off-road elétrico? Gosta do visual quadradão dele? Conte nos comentários


>> Strada atinge 500 mil unidades feitas e Fiat prepara nova geração

>> Shelby mostra novo Mustang Super Snake 2024 de 840 cavalos

>> Quais são os 5 carros híbridos mais baratos do Brasil?