Ao vivo
Home » Novidades » Novo Hyundai i20 é exclusivo do Brasil e europeus terão outro carro

Novidades

Não será um modelo internacional

Novo Hyundai i20 é exclusivo do Brasil e europeus terão outro carro

A novidade da Hyundai surge como o passo natural para o cliente que já possui um HB20, porém, ainda não deseja migrar para o Creta

3 min de leitura

O Hyundai i20 estreou em nosso mercado sem aposentar o HB20 ou o Creta; a estratégia do fabricante é posicioná-lo exatamente no espaço entre o hatch compacto e o SUV. Ele mira em clientes de Chevrolet Onix e Volkswagen Polo, ao mesmo tempo em que olha para Chevrolet Sonic, Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera.

Youtube video

A novidade da Hyundai surge como o passo natural para o cliente que já possui um HB20, porém, ainda não deseja migrar para o Creta, seja pelo tamanho da carroceria, o design do SUV ou pelo orçamento. Ao todo, o i20 oferece seis versões, apostando em duas receitas mecânicas já amplamente conhecidas e consagradas.

As versões de entrada empregam o motor 1.0 naturalmente aspirado de três cilindros (80 cv e 10,2 kgfm), trabalhando exclusivamente com câmbio manual de cinco marchas. Já as configurações de topo usam o propulsor 1.0 turbo de três cilindros (115 cv e 17,5 kgfm), acoplado apenas à transmissão automática de seis velocidades.

Visual

O Hyundai i20 exibe a nova identidade global Sensuous Sportiness, sendo 4,13 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e 2,58 m de entre-eixos. Ou seja, ele é 12 cm mais longo e 6 cm mais largo que o HB20, além de ostentar 5 cm a mais de entre-eixos.

Em relação ao Creta, é 20 cm mais curto e fica apenas 1 cm abaixo na largura. O porta-malas leva 346 litros, o que representa 46 litros a mais que o hatch e 76 a menos que o SUV.

Ao abrir a porta, a cabine mostra tela integrada de 12,3 polegadas (ou 10 polegadas nas opções de entrada) que une o quadro de instrumentos ao multimídia, bem como o volante mostra quatro pontos no centro, que representam a letra “H” em código Morse, eliminando o logotipo clássico. Algo já aplicado no Kona.

O Hyundai i20 vai tirar o HB20 de cena?

Segundo apuração do editor-chefe João Brigato, a Hyundai vai flexibilizar a produção em Piracicaba (SP). A fábrica vai dosar o volume de acordo com a temperatura das concessionárias: se a demanda por HB20 e Creta subir, eles ganham prioridade; se o mercado pedir mais i20, a linha vira para ele.

A marca vai priorizar as vendas Pessoa Física. Afinal, o Creta é um dos carros mais vendidos nessa modalidade, assim como será disponibilizado para a Localiza.

Embora o carro seja feito aqui, a Hyundai comenta que o nosso modelo é exclusivo para a região. Afinal, tem calibrações e características voltadas para o Brasil, diferindo completamente do carro europeu. Além disso, nos bastidores, um movimento pode tirar o sedan HB20S de linha no último trimestre.

A montadora ainda não confirma a informação, mas o modelo de três volumes pode dar o seu adeus definitivo após uma trajetória iniciada em 2013.

Novo Hyundai i20 [Divulgação]

E você, o que achou do Hyundai i20? Escreva nos comentários.

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar