Destaque Mercado

Peruas têm metade das vendas de Corolla, Logan e Classe C na Europa

Em modelos como Kia Optima, VW Passat e modelos da Volvo, as peruas tem mais de 83% do volume total de vendas
Toyota Corolla Touring Sports [divulgação]
Toyota Corolla Touring Sports [divulgação]

Enquanto aqui no Brasil a versão perua de um modelo nunca passou de 20% do total do volume de vendas, lá na Europa elas são maioria consolidada. Além da Volkswagen Passat Variant ser o carro mais vendido da Alemanha, as versões wagon de Toyota Corolla, Renault Logan e diversos outros modelos representam cerca de metade das vendas totais.

Segundo o Car Industry Analysis, do volume de vendas total do Toyota Corolla na Europa em 2020, a perua sucessora da Fielder obteve 46% de participação. Sozinha ela vendeu mais que o sedã e que o hatch, sendo o tipo de carroceria preferida por lá.

Dacia Logan MCV [divulgação]
Dacia Logan MCV [divulgação]
Já no caso do Logan, a perua MVC representou 59% do volume total de Dacia Logan emplacados em 2020, enquanto o sedã ficou com 41%. Na família, Sandero e Duster vendem mais que a perua, no entanto.

No segmento premium, temos Mercedes-Benz Classe C com 48% de suas vendas tomadas pela perua. Ela é mais popular que o cupê e que o sedã – ironicamente é a única variante de carroceria não oferecida no Brasil.

Mercedes-Benz Classe C Estate [divulgação]
Mercedes-Benz Classe C Estate [divulgação]
A história se repete com o BMW Série 3, que não tem perua no Brasil. Contudo, o sedã é mais popular, com 53% das vendas em 2020 contra 47% da perua. Ao contrário do Classe C, o Série 3 cupê foi separado como Série 4.

Contudo, a representatividade das peruas pode ser ainda mais avassaladora em alguns casos. O Kia Optima é o maior exemplo disso: 90% das vendas do modelo são na carroceria perua. Já o Volvo S60, recentemente testado pelo Auto+, têm somente 11% da fatia da família 60 da Volvo.

Volvo V60 R-Design [divulgação]
Volvo V60 R-Design [divulgação]
A história se repete no andar superior, onde a perua V90 representa 83% do volume de vendas da família. Líder de vendas na Alemanha, a Volkswagen Passat Variant abocanhou 85% dos compradores de Passat na Europa em 2020.

Para alguns modelos, no entanto, as peruas não são relevantes. Uma geração atrasada, a perua Renault Clio Estate tem apenas 4% do volume de vendas do compacto. Já a Golf Variant representou 23%, enquanto a Fiat Tipo SW teve apenas 34% de participação.

Renault Clio Estate [divulgação]
Renault Clio Estate [divulgação]

>>Avaliação: Por que o Toyota Corolla vende tanto?

>>Avaliação: Volvo S60 T8 R-Design é canivete sueco melhor que os rivais

>>Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos: avaliação

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva