Destaque Novidades

Nova Renault Oroch? Dacia revela Duster 2021 picape por R$ 150 mil

Enquanto a Renault Oroch não muda de geração como o Duster, Dacia corta o SUV pela metade e o transforma em rival da Fiat Strada
Dacia Duster picape [divulgação]
Dacia Duster picape [divulgação]

No Brasil temos a Renault Oroch, mas sabia que o Duster tem outra versão picape lá na Europa? Transformado pela Romturingia, a versão com caçamba do SUV compacto chega à Romênia por módicos R$ 150 ml (22.546 euros). A Renault Oroch 2021 será assim?

Romturingia e Dacia, parceiras desde a primeira geração do Duster picape, assinam o novo projeto. Resultado da transformação do SUV em um modelo com caçamba, essa picape Duster é totalmente diferente da Renault Oroch, que é um carro totalmente novo da coluna B para trás.

Leva menos que a Strada

Com caçamba tomando a área que antes era destinada aos passageiros traseiros e porta-malas, a picape Duster é do tipo cabine simples. Segundo a Dacia, isso provém 1.000 litros de carga com peso máximo de 500 kg.

Dacia Duster picape [divulgação]
Dacia Duster picape [divulgação]
Em contrapartida, a Fiat Strada Cabine Simples, uma picape de verdade, carrega 1.220 litros e até 705 kg de carga em sua caçamba. Ela tem cerca de 10 cm a mais apenas no comprimento que o Duster SUV, consequentemente o mesmo tamanho da picape romena.

Não há como negar que o visual é estranho, especialmente por haver um corte seco na carroceria para introdução da caçamba. Houve inversão da tampa traseira para abrir igual a uma picape, enquanto removeram o logo da Dacia.

Oroch Diesel

A vantagem da picape Duster frente à nossa Renault Oroch está na motorização. O modelo transformado conta com motor 1.5 quatro cilindros diesel BlueDCI com 115 cv – opção nunca oferecida à picape intermediária brasileira.

Dacia Duster picape [divulgação]
Dacia Duster picape [divulgação]
Com esse motor, o modelo europeu tem consumo médio de 20,3 km/l, de acordo com a Dacia. Além disso, a picape Duster traz tração 4×4, item jamais oferecido para a Oroch no Brasil, apesar de existir essa opção no Chile.

Por falar em Oroch, a Renault já sinalizou que a picape não seguirá exatamente o mesmo ciclo de vida do Duster. São modelos independentes agora e direcionados a públicos diferentes. Uma pena, pois a picape poderia ter vida nova caso renovada, tendo finalmente força para encarar a Fiat Toro.

>>Avaliação: Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos

>>Etios, Tiggo 2, Jimny e Oroch são únicos automáticos 4 marchas do Brasil

>>Avaliação: Fiat Strada Freedom é excelente, mas não compensa

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva