Destaque

SUV subcompacto substituto do VW Gol terá base feita pela Skoda

Agora focada em mercados de baixo-custo e que não serão totalmente eletrificados, nova base da Skoda servirá ao futuro VW Gol

Skoda Kushaq [divulgação]
Skoda Kushaq [divulgação]

Recentemente a Volkswagen anunciou um forte investimento de R$ 7 bilhões no Brasil até 2026. Nesse montante, está a criação de uma nova família de compactos, vulgo os substitutos de Gol, Voyage e Saveiro. Agora, uma nova luz sobre esse mistério se ascende graças à Skoda.

A fabricante tcheca terá a missão de desenvolver a nova geração da plataforma MQB A0 usada atualmente em Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. A base de nova geração será focada em baixo custo, mercados emergentes e estará pronta para a eletrificação parcial. Isso vai de encontro com o desejo da VW do Brasil em ter modelos híbridos flex por aqui.

Conversando com a Autocar India, Thomas Schäfer, presidente do conselho da Skoda, afirmou que a marca prepara um SUV com menos de quatro metros de comprimento com essa plataforma. O executivo afirmou ainda que 70% dos custos do carro estão na plataforma, por isso a nova MQB A0 precisa ser bastante localizada e focada no baixo custo.

Skoda Kamiq [divulgação]
Skoda Kamiq [divulgação]

Gol SUV?

E é justamente aí que o novo Volkswagen Gol entra. Há tempos é especulado que um SUV subcompacto substituirá o veterano da VW. O primeiro projeto com plataforma MQB A0 nova chega em 2025 e os investimentos da marca alemã no Brasil são até 2026. E é justamente nessa matemática que o novo Gol se encaixa.

A Skoda terá um SUV com menos de quatro metros para a Índia, assim como a Volkswagen. Como esse segmento cresce no mundo e aqui no Brasil e terá uma indireta participação Citroën C3, a VW não pode ficar de fora. Investir em um hatch abaixo do Polo seria caro demais e pouco lucrativo.

Skoda Kamiq GT [divulgação]
Skoda Kamiq GT [divulgação]
Já um SUV com preço próximo ao hatch compacto, mas com custo de produção mais baixo e até potencial maior de vendas torna a proposta interessante. O que não se sabe ainda é se esse modelo de levará o nome Gol ou se somente decretará a aposentadoria do longevo (e importantíssimo historicamente) hatch de entrada.

>>VW mata o Santana (de novo) e variante antiga do Taos

>>Volkswagen anuncia: substituto do Gol em 2023 e oficializa Polo Track

>>Volkswagen Kombi 2023 elétrica aparece em teaser