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SW4 gigante: Toyota apresenta novo Sequoia com motor híbrido de 443 cv

Assim como a Tundra é a irmã gigante da Hilux, nova geração do Toyota Sequoia é o irmão anabolizado do SW4
Toyota SW4
Toyota Sequoia TRD Pro [divulgação]

Se para os padrões brasileiros o Toyota SW4 já é considerado um SUV grande, o que dirá da nova geração do Sequoia? Derivado da picape Tundra, que é rival da RAM 1500, a nova geração do SUV gigantesco chega com motor híbrido de 443 cv e muita tecnologia.

A substituição veio em boa hora, visto que o atual Sequoia disponível nas concessionárias da Toyota dos EUA foi lançada em 2008. O novo modelo aproveita tudo que há de melhor da irmã maior da Hilux em uma embalagem ainda mais luxuosa e refinada – em especial na versão Capstone.

Todas as versões são equipadas com motor i-Force Max 3.5 V6 biturbo a gasolina ligado a um elétrico. Juntos, entregam 443 cv e 80,5 kgfm de torque. É uma melhora de 57 cv e 25 kgfm em relação ao antigo 5.7 V8 que o SUV usava. A Toyota não revelou dados de consumo, mas promete uma melhoria gigante frente aos 5,5 km/l que a antiga geração fazia na cidade.

Toyota SW4
Toyota Sequoia Limited [divulgação]
Essa usina de força é gerenciada por uma transmissão automática de dez marchas e pela tração nas quatro rodas. Por ser derivado de uma picape, o SUV gigantesco é construído em carroceria sob chassi. A Toyota oferece suspensão adaptativa variável e altura da traseira regulável por suspensão a ar.

Toyota Sequoia Captsone [divulgação]
Toyota Sequoia Captsone [divulgação]

Pronto para aventura

Enquanto a antiga geração só cumpria o papel de ser um SUV enorme no portfólio da Toyota, o novo Sequoia quer atingir públicos diferentes. Por isso, a marca oferece o kit TRD Sport para a versão de entrada SR5. Com ele, o SUV ganha rodas de 20 polegadas, amortecedores Bilstein e molas TRD. Por dentro, há detalhes em alumínio e vermelho.

Toyota Sequoia TRD Pro [divulgação]
Toyota Sequoia TRD Pro [divulgação]
Com o pacote TRD Off-road, há molas e amortecedores reforçados, diferencial traseiro blocante, rodas de 18 polegadas e alguns aparatos eletrônicos. Entre eles, o destaque vai para o Crawl Control que atua em velocidades baixas como um piloto automático, permitindo ao motorista se concentrar somente no volante.

Mas para os que querem um off-road sério com o SUV grande irmão do SW4, a versão TRD Pro é a escolha. Com ele, o Sequoia ganha todos os controles eletrônicos off-road, incluindo o Crawl Control, assistente de descida, seletor de terreno, diferencial traseiro blocante, amortecedores e molas Fox, rodas de aro 18 e visual diferenciado com grade exclusiva.

Toyota Sequoia Capstone [divulgação]

Espaço de sobra

Com capacidade para levar até oito passageiros, o Toyota Sequoia traz interior verdadeiramente refinado. Todas as versões são equipadas com central multimídia de 14 polegadas e painel de instrumentos digital. Há opção de couro SofTex desde a versão de entrada. Já a partir da Limited, o Sequoia conta com opção de segunda fileira individual.

Entre os mimos estão aquecimento e resfriamento para as duas primeiras fileiras de bancos, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico de grande porte, head-up display, sistema de som JBL com 14 alto-falantes e fileira traseira com regulagem elétrica.

Toyota Sequoia Capstone [divulgação]
Toyota Sequoia Capstone [divulgação]
Preços ainda não foram divulgados e não há possibilidade de venda do Toyota Sequoia no Brasil por enquanto. Caso fosse vendido por aqui, seu preço facilmente ficaria acima de meio milhão de reais.

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João Brigato

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