Vendas e Preços

BYD inaugura fábrica na Bahia para fazer Dolphin, Yuan Plus e Song Plus

Finalmente a BYD vai conseguir produzir seus modelos no país e o CEO da marca promete que mais inovações chegarão em breve

Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus [Divulgação]

Depois de muitas especulações, finalmente a BYD inaugurou o complexo fabril na região de Camaçari, na Bahia. Estavam presentes na cerimônia, o fundador e CEO da marca, Wang Chuanfu, a vice-presidente executiva e CEO para as Américas, Stella Li e o presidente da BYD Brasil, Tyler Li. Outras grandes personalidades também compareceram ao evento.

As três fábricas da montadora chinesa irão produzir caminhões elétricos, chassis de ônibus, veículos elétricos e híbridos e também processar lítio e ferro fosfato. A previsão segundo os executivos é que a produção se inicie no final de 2024 e começo de 2025. A expectativa inicial é produzir 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.

Segundo Wang, a estratégia da BYD é transformar Camaçari na Vale do Silício do Brasil. A fabricante ainda criará um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. Por enquanto, a BYD já está desenvolvendo estudos de uma combinação para os propulsores híbridos, unindo eletricidade e etanol. Wang também contou que como os automóveis passarão a serem fabricados aqui, o povo poderá realizar o sonho de estacionar um carro elétrico na sua garagem.

BYD Song Plus cinza [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]

BYD Dolphin made in Brasil

Complementando a fala do CEO da marca, Stella Li revelou que os modelos Dolphin, Song Plus e Yuan Plus serão fabricados por aqui. Em julho deste ano, a empresa já investiu cerca de R$ 3 bilhões para a instalação das suas linhas de produção. Este novo complexo industrial será o maior da empresa fora da China. A BYD já possui projetos espalhados em mais de 75 países e desde março de 2022 optou por finalizar a fabricação de veículos movidos a combustão.

O seu principal objetivo com a abertura da fábrica no Brasil é criar projetos inovadores que melhorem a qualidade de vida e apoie o país em sua trajetória rumo ao lado mais sustentável. “Há 28 anos, a BYD começou como uma empresa de baterias e com grandes sonhos. Não é só possível como também melhora a vida de todos aqui”, finalizou Wang durante a cerimônia.

BYD Yuan Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Yuan Plus [Auto+ / João Brigato]

Como ficará o cenário automotivo agora? Você compraria ou tem um BYD na sua garagem? Conte nos comentários

>>GWM Ora 03 GT acirra disputa com BYD Dolphin | Impressões

>>Isuzu D-Max ganha retoques para rivalizar com Hilux e rivais

>>Toyota tem planos para revolucionar produção de carros elétricos