Vendas e Preços

BYD Seal vende mais que Honda Civic no Brasil em setembro

Com o título de sedã elétrico mais vendido do Brasil, BYD Seal ainda está longe dos líderes, mas já passou o Honda Civic

BYD Seal [Auto+ / João Brigato]
BYD Seal [Auto+ / João Brigato]

O brasileiro não parece tão interessado por sedãs que não sejam o Toyota Corolla. Prova disso, é que nenhum modelo consegue chegar perto de mil unidades comercializadas, enquanto o japonês vai a 3.471 unidades em setembro. Contudo, o que chamou atenção neste mês foi a ascensão do BYD Seal, a ponto de derrubar o Honda Civic.

Ainda que o movimento da BYD em lançar um sedã elétrico tenha sido arriscado, afinal é um mercado em decadência, o Seal tem mostrado que há sim interesse por esse tipo de modelo. O chinês emplacou 68 unidades em setembro, mostrando um forte aumento frente a agosto onde havia vendido só 14 unidades.

Isso seria suficiente para já desbancar o Honda Civic. Só que o sedã japonês escorregou feio em setembro, caindo de 66 unidades vendidas para apenas 21 emplacamentos, segundo a Fenabrave. Isso foi suficiente para que o Civic fosse atropelado pelo BYD Seal e pelo Audi A3 Sedan.

Honda Civic branco
Honda Civic e:HEV [divulgação]

Ainda quinto sedã mais vendido do Brasil, o Chevrolet Cruze recuperou levemente as vendas. Só que, desde que sua descontinuação foi anunciada, o modelo passou a vender mal. Com isso, o CAOA Chery Arrizo 6 parece ter assumido seu posto, visto a ascensão nas vendas desde que baixou de preço. Nissan Sentra, por outro lado, solidifica o segundo lugar.

Na lanterna do segmento, temos JAC E-J7 e BMW Série 2 Grand Coupé empatados com apenas três unidades vendidas para cada um. 

JAC E-J7 [Auto+ / João Brigato]
JAC E-J7 [Auto+ / João Brigato]

Sedãs médios mais vendidos do Brasil em setembro:

1. Toyota Corolla – 3.471 unidades
2. Nissan Sentra – 342 unidades
3. CAOA Chery Arrizo 6 – 231 unidades
4. Volkswagen Jetta – 182 unidades
5. Chevrolet Cruze – 106 unidades
6. BYD Seal – 68 unidades
7. Audi A3 Sedan – 69 unidades
8. Honda Civic – 21 unidades
9. Mercedes-Benz CLA – 12 unidades
10. JAC E-J7 e BMW Série 2 Grand Coupé – 3 unidades

Acha que o BYD Seal pode marcar um novo momento para os elétricos no Brasil? Conte nos comentários.

>>Tesla copiou o BYD Seal em reestilização do Model 3?

>>BYD Seal é impressionante, mas tem um grave defeito | Impressões

>>Toyota prepara Grand Corolla Cross contra Jeep Commander