Vendas e Preços

Baixa demanda para fabricação de Fiat 500 e de 4 Maserati

Stellantis está enfrentando baixa demanda pelo pequenino elétrico Fiat 500 e por quatro modelos da Maserati

Fiat 500 [divulgação]
Fiat 500 [divulgação]

Assim como aconteceu com o Volkswagen ID.3 e com o Cupra Born, outro compacto elétrico europeu terá sua produção suspensa temporariamente por conta da baixa demanda. Por isso, a Stellantis fechará a fábrica de Mirafiori, na Itália, entre os dias 19 de outubro e 3 de novembro, afetando também a produção de quatro carros da Maserati.

Segundo informações do Automotive News Europe, apesar de o Fiat 500 ter sido o terceiro carro elétrico mais vendido da Europa em 2022, a demanda por ele caiu forte. Prova disso, é que o pequenino caiu para sexto lugar no ranking neste ano, além de as vendas de carros na Europa terem recuado 1,7% em um ano.

Como resultado, a Fiat tem mais estoque de 500 do que a demanda de público fez com que a produção do subcompacto elétrico da Fiat seja paralisada entre os dias 19 de outubro e 3 de novembro. A mesma data de paralização afetará diretamente os carros atuais da Maserati, feitos na mesma localidade.

Quattroporte
Maserati Quattroporte Trofeo [Divulgação]

Segundo informações do Automotive News, os Maserati Ghibli, Quattroporte, Levante e até o recém-atualizado Granturismo terão sua fabricação paralisada. Vale ressaltar que, recentemente, a Stellantis tem preparado a Maserati para deixar de fabricar em definitivo o Quattroporte e o Ghibli, substituindo os dois por um sedã elétrico em breve.

Já o Levante é um SUV já um tanto quanto velho. Foi lançado em 2015 e não passou por renovações desde então. Enquanto o sedã Granturismo terá uma renovação leve no ano que vem para sobreviver até a chegada de um sucessor, o SUV ficará como está até ser substituído por um elétrico em 2025. 

Maserati Levante Trofeo [divulgação]

Acha que a Maserati está fazendo uma boa escolha em só fazer carros elétricos? E o Fiat 500 elétrico, o que o ameaça na Europa? Conte nos comentários.

>>Alfa Romeo está prestes a escapar da foice da Stellantis

>>Exclusivo: Fiat Mobi só terá mudanças na linha 2026

>>Carros da Maserati estão com os dias contados