Destaque Novidades

Volkswagen festeja 65 anos e confirma novo Tiguan para abril

SUV chegará com entre-eixos alongado e versões de cinco e sete lugares
Volkswagen Tiguan (Auto+)

A Volkswagen celebra neste ano 65 anos de história no Brasil, além de chegar ao marco de 23 milhões de veículos produzidos desde março de 1953 — sendo o modelo símbolo desse feito um Virtus Highline 200TSI cinza.

A fabricante comemora esse feito ao mesmo tempo em que investe R$ 7 bilhões no desenvolvimento e lançamento de 20 veículos até 2020, sendo que dessa leva três já foram lançados por aqui: Polo, Virtus e Amarok V6.

E na comemoração das suas pouco mais de seis décadas de história, a Volkswagen aproveitou para revelar mais um novo modelo: a segunda geração do Tiguan.

Volkswagen Tiguan (Auto+)

O SUV médio chegará em terras tupiniquins importado do México, e estará à venda nas concessionárias a partir de abril. Produzido sobre a plataforma MQB (a mesma do Golf), o novo Tiguan será comercializado por aqui na versão com entre-eixos alongado, chamada de Allspace no mercado externo.

Segundo fontes ligadas a Volks, o Tiguan estará disponível em duas versões, uma com cinco lugares e outra com espaço para sete ocupantes — sempre com entre-eixos maior. O utilitário será equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv na configuração com cinco lugares e propulsor 2.0 TSI (provavelmente com 220 cv) no modelo que leva sete pessoas.

Brasil recebeu a 1ª fábrica da Volkswagen fora da Alemanha

A Volkswagen iniciou suas atividades no Brasil em 23 de março de 1953 em um galpão no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo. Lá a empresa começou montando veículos com peças vindas da Alemanha, sendo o primeiro o Fusca e depois a Kombi.

Quatro anos depois a marca inaugurou sua primeira fábrica fora da Alemanha: a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Em 1957, saiu de lá a Kombi, que era produzida com 50% de componentes nacionais, passando a 95% em 1961. Curiosamente, a inauguração oficial da fábrica ocorreu somente em 18 de novembro de 1959. Depois veio a fábrica de Taubaté (SP) em 1976, a planta de motores em São Carlos (SP) em 1996 e depois, em 1999, a fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Por fim, outro marco importante foi que, dos 65 anos que está presente no Brasil, a marca liderou 24 anos com o Fusca e 27 anos com o Gol, totalizando 51 anos na liderança de vendas no país.

Veja mais:

>> Mais equipado e barato, Volkswagen lança Passat 2018

>> Volkswagen Gol atinge 8 milhões de unidades produzidas

>> Com sete lugares, Peugeot 5008 é lançado no Brasil

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva