Destaque Novidades

VW moderniza fábrica para receber Polo Track e Gol SUV (246)

Fábrica passará a fazer modelos com plataforma MQB A0 – oficialmente o Polo Track foi anunciado, mas o Gol SUV também vem aí
Volkswagen (246) Gol SUV 2023 [Auto+ / Overboost]
Volkswagen (246) Gol SUV 2023 [Auto+ / Overboost]

Parte dos R$ 7 bilhões que a Volkswagen está investindo no Brasil até 2026 será destinado à modernização da fábrica de Taubaté, interior de São Paulo. A terra da grávida mais famosa do país é responsável pela produção de Gol e Voyage. Só que a dupla de veteranos se despede até o final do ano, sendo substituídos pelo Polo Track e o futuro Gol SUV.

A modernização da planta de Taubaté tem como objetivo permitir a produção de carros com plataforma MQB-A0. Justamente a base que é usada pelo Polo Track e também outros modelos da marca como T-Cross, Polo, Virtus e Nivus. O Gol SUV, resultado do projeto 246 também será feito sobre a base modular.

Segundo a Volkswagen, 90% das obras necessárias para adequação da fábrica para receber a plataforma MBQ A0 já foram feitas. Foram adicionados 80 novos robôs para construção de carrocerias e também a adoção de solda a laser trifocal. Considerando todas as mudanças e treinamentos de colaboradores, foram 40 mil horas acumuladas em capacitação para a fábrica.

Volkswagen Polo Track [divulgação]
Volkswagen Polo Track [divulgação]
O primeiro modelo a sair da linha modernizada de Taubaté será o Polo Track em 2023. Ele chega um pouco depois do novo Polo reestilizado e terá como objetivo se tornar o novo modelo de entrada da Volkswagen. Enquanto o Polo normal terá somente motores turbo (dois tipos de 1.0 TSI e um 1.4 TSI no GTS), o Track virá com o 1.0 MPI aspirado apenas.

Para o lugar do Voyage ainda não está definido um substituto, podendo o Virtus depois ganhar uma versão Track. Contudo, o espaço deixado na linha de montagem por Gol e Voyage será tomado pelo inédito Gol SUV, o projeto 246. Revelado com exclusividade pelo Auto+, o novo SUV compacto será menor e mais barato que o Nivus. Ele pode, ou não, usar o nome Gol.

Volkswagen (246) Gol SUV 2023 [Auto+ / Overboost]
Volkswagen (246) Gol SUV 2023 [Auto+ / Overboost]

>>VW mata Gol e Voyage com motor 1.6 no Brasil à espera do Gol SUV

>>Fiat Mobi Like e VW Gol MPI são versões mais vendidas do Brasil em maio

>>Gol ressurge, enquanto Tracker e Creta expulsam Pulse do top 10 de maio

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva