Curiosidades Destaque Novidades

Carro voador patrocinado pela Toyota pode mudar rumo do automóvel

Misto entre drone gigante e carro, o Skydrive SD-03 teve parte de seu projeto patrocinado pela Toyota
Skydrive SD-03 tem patrocínio da Toyota [divulgação]
Skydrive SD-03 tem patrocínio da Toyota [divulgação]

Há muitos anos tentam criar um veículo que seja capaz de juntar avião e carro em um único pacote. Diversas propostas fracassaram ao longo do tempo, mas parece que a startup Skudrive quer ser a primeira a realmente conseguir esse feito. E uma das marcas que apostam sério na iniciativa é a Toyota.

O primeiro voo de teste divulgado pela Skydrive foi feito na cidade da Toyota no Japão, dentro de uma área controlada para que não houvesse nenhum acidente. O SD-03 fez um voo curto de apenas quatro minutos onde mostrava sua manobrabilidade.

A ideia da empresa é ter a produção em série do SD-03 iniciada em 2023, onde ela lançará também um serviço de voos leves e tripulados. O que não foi especificado é se o veículo é controlado por Inteligência artificial ou se o passageiro único será capaz de operar a máquina.

Mais de 100 empresas patrocinam o projeto, mas a Toyota é uma das grandes estrelas dessa empreitada. Por pura coincidência, o Skydrive SD-03 tem exatamente o mesmo comprimento de um Toyota Etios, com 4 metros ao todo. A largura de 4 metros foi necessária por conta dos quatro pares de hélices, enquanto a altura de 2 metros supera a estatura de uma Toyota Hilux.

Como um drone, o Skydrive é capaz de girar no próprio eixo e levantar voo sem se deslocar para a frente. O barulho das hélices parece de um enxame de abelhas, algo corriqueiro entre os drones, mesmo os de pequeno porte. Há uma proteção de vidro para o motorista à frente, como um para-brisa, e uma espécie de santantônio caso haja um capotamento inesperado.

>>Toyota Hilux híbrida é confirmada para 2021

>>Esses são os visuais descartados da Toyota Hilux 2021

>>Top 10 carros com maior aumento de preço em 2020 no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar