O tempo é bastante cruel com os automóveis. Em geral, os carros passam de seis a oito anos em uma mesma geração, recebendo mudanças visuais no meio desse tempo. Algumas marcas esticam a vida útil com uma segunda reestilização, mas que dificilmente passa disso. Só que existem 12 carros à venda no Brasil que já estão fazendo hora extra.
Dos carros da lista, 5 completam dez anos de vida em 2013, enquanto o restante já passou de uma década. Vale lembrar que, para ser considerada uma mudança de geração, todos os painéis de carroceria precisam ser trocados, inclusive partes estruturais. A plataforma, contudo, pode permanecer a mesma, desde que receba melhorias.
Chevrolet S10 e Trailblazer
Diferentemente da Ford Ranger, a Chevrolet S10 e seu irmão Trailblazer não terão uma nova geração. A dupla passará por uma mudança visual profunda, mas que manterá boa parte dos carros lançados em 2012. A situação da dupla é tão peculiar que a traseira e o volante são os mesmos há 11 anos.
Chevrolet Spin
Lançada no mesmo ano da atual geração da S10 e do Trailblazer, a Chevrolet Spin também teve uma nova geração descartada em favor de uma terceira reestilização. Lançada em 2012, ela é a única remanescente da plataforma GSV da Chevrolet e usa, até hoje, motor que era do Monza.
Fiat Fiorino
Tecnicamente a Peugeot Partner Rapid também poderia fazer parte dessa lista por ser derivada da Fiat Fiorino, mas o modelo francês é relativamente inédito. Lançada em 2013, quando o Fiat Uno ainda não tinha sido reestilizado, a Fiorino é dominante no mercado de vans e furgões de pequeno porte.
Jaguar F-Type
Provando que não são somente as marcas generalistas que ficam com um carro igual em seu portfólio por dez anos, a Jaguar segura o F-Type na linha desde 2013. O modelo passou já por duas reestilizações e é, provavelmente, o último cupê esportivo de fato movido a combustão feito pela marca inglesa.
Mini Cooper
Apesar de a nova geração estar pronta e prestes a ser lançada, o atual Mini Cooper é de 2013 e já mostra que os dez anos de vida chegaram. O modelo passou por duas reestilizações, sendo a última polêmica. Foi o primeiro a trazer uma versão elétrica comercial e foi a primeira geração com versão quatro portas.
Peugeot 2008
Enquanto na Europa a segunda geração já foi até reestilizada, aqui no Brasil o Peugeot 2008 segue o mesmo modelo lançado no Velho Continente em 2013. Tecnicamente o nosso 2008 tem apenas 8 anos de mercado, visto que foi lançado em 2015. Contudo, essa geração foi revelada na Europa há exatamente uma década. E está assim por aqui desde então.
Ram Classic
De todos os carros à venda no Brasil, a Ram Classic é a que tem a geração mais velha. Lançada em 2009 como 1500, ela se transformou em Classic só em 2019. Com esse visual, ela foi vendida no Brasil como 2500 de 2012 a 2018, sempre na versão Laramie com motor 6.7 seis cilindros turbo diesel.
Renault Zoe
Com o título de mais velho de todos os carros elétricos à venda no Brasil, o Renault Zoe é o único que já tem uma década de vida. Para ser mais preciso, 11 anos, visto que ele foi lançado na Europa em 2012. No Brasil ele chegou em 2019 e só foi reestilizado uma vez desde então. Como a tecnologia avançou demais nessa década, o Zoe está defasadíssimo.
Toyota Yaris
Pode não parecer, mas o Toyota Yaris já tem dez anos de mercado. Apesar de ter sido lançado em 2020 no Brasil, a geração de baixo custo oferecida por aqui é de 2013. O modelo foi revelado primeiramente no sudeste asiático para depois ganhar o mundo. Antes de chegar ao nosso país, contudo, passou por uma pesada reestilização.
Volkswagen Amarok
Seguindo a estratégia da Chevrolet S10, a Volkswagen Amarok vendida no Brasil não ganhará uma nova geração. O modelo lançado em 2010 completará seu aniversário de 14 anos no ano que vem recebendo uma pesada reestilização. Como na S10, a cabine permanecerá sem alterações, mudando apenas acabamentos internos, enquanto o exterior será todo revisto.
Volkswagen Saveiro
Como a Ram Classic é importada, a Volkswagen Saveiro é a mais velha entre todos os carros da lista. Lançada em 2009, ela já foi reestilizada duas vezes e a terceira mudança visual roda em testes no Brasil. A última derivada viva do Gol é a segunda caminhonete pequena mais vendida do país. Até porque, o segmento só tem ela e a Fiat Strada.
>>5 carros que demoraram demais para serem lançados no Brasil
- Curiosidades
- Destaque
- 2008
- Amarok
- Chevrolet S10
- Chevrolet Spin
- Chevrolet TrailBlazer
- Classic
- Cooper
- F-Type
- Fiat Fiorino
- Fiorino
- Jaguar
- Jaguar F-Type
- Mini
- Mini Cooper
- peugeot
- Peugeot 2008
- Ram
- RAM Classic
- renault
- Renault Zoe
- S10
- Saveiro
- Spin
- toyota
- Toyota Yaris
- Trailblazer
- Volkswagen
- Volkswagen Amarok
- Volkswagen Saveiro
- Yaris
- zoe