Destaque

12 carros que estão há mais de 10 anos na mesma geração

Apesar de a maioria deles ter passado por algum tipo de reestilização ou atualização, esses carros já tem mais de dez anos de estrada

Chevrolet S10 Midnight [divulgação]
Chevrolet S10 Midnight [divulgação]

O tempo é bastante cruel com os automóveis. Em geral, os carros passam de seis a oito anos em uma mesma geração, recebendo mudanças visuais no meio desse tempo. Algumas marcas esticam a vida útil com uma segunda reestilização, mas que dificilmente passa disso. Só que existem 12 carros à venda no Brasil que já estão fazendo hora extra.

Dos carros da lista, 5 completam dez anos de vida em 2013, enquanto o restante já passou de uma década. Vale lembrar que, para ser considerada uma mudança de geração, todos os painéis de carroceria precisam ser trocados, inclusive partes estruturais. A plataforma, contudo, pode permanecer a mesma, desde que receba melhorias.

Chevrolet S10 e Trailblazer

Chevrolet Trailblazer Premier [divulgação]
Chevrolet Trailblazer Premier [divulgação]

Diferentemente da Ford Ranger, a Chevrolet S10 e seu irmão Trailblazer não terão uma nova geração. A dupla passará por uma mudança visual profunda, mas que manterá boa parte dos carros lançados em 2012. A situação da dupla é tão peculiar que a traseira e o volante são os mesmos há 11 anos.

Chevrolet Spin

carros
Chevrolet Spin LTZ [divulgação]

Lançada no mesmo ano da atual geração da S10 e do Trailblazer, a Chevrolet Spin também teve uma nova geração descartada em favor de uma terceira reestilização. Lançada em 2012, ela é a única remanescente da plataforma GSV da Chevrolet e usa, até hoje, motor que era do Monza.

Fiat Fiorino 

carros
Fiat Fiorino [divulgação]

Tecnicamente a Peugeot Partner Rapid também poderia fazer parte dessa lista por ser derivada da Fiat Fiorino, mas o modelo francês é relativamente inédito. Lançada em 2013, quando o Fiat Uno ainda não tinha sido reestilizado, a Fiorino é dominante no mercado de vans e furgões de pequeno porte.

Jaguar F-Type 

Jaguar F-Type P300 [divulgação]
Jaguar F-Type P300 [divulgação]

Provando que não são somente as marcas generalistas que ficam com um carro igual em seu portfólio por dez anos, a Jaguar segura o F-Type na linha desde 2013. O modelo passou já por duas reestilizações e é, provavelmente, o último cupê esportivo de fato movido a combustão feito pela marca inglesa.

Mini Cooper

Mini Cooper EV atual [divulgação]
Mini Cooper S E [divulgação]

Apesar de a nova geração estar pronta e prestes a ser lançada, o atual Mini Cooper é de 2013 e já mostra que os dez anos de vida chegaram. O modelo passou por duas reestilizações, sendo a última polêmica. Foi o primeiro a trazer uma versão elétrica comercial e foi a primeira geração com versão quatro portas.

Peugeot 2008

Peugeot 2008 Roadtrip [divulgação]
Peugeot 2008 Roadtrip [divulgação]

Enquanto na Europa a segunda geração já foi até reestilizada, aqui no Brasil o Peugeot 2008 segue o mesmo modelo lançado no Velho Continente em 2013. Tecnicamente o nosso 2008 tem apenas 8 anos de mercado, visto que foi lançado em 2015. Contudo, essa geração foi revelada na Europa há exatamente uma década. E está assim por aqui desde então.

Ram Classic

carros
RAM Classic [Auto+ / João Brigato]

De todos os carros à venda no Brasil, a Ram Classic é a que tem a geração mais velha. Lançada em 2009 como 1500, ela se transformou em Classic só em 2019. Com esse visual, ela foi vendida no Brasil como 2500 de 2012 a 2018, sempre na versão Laramie com motor 6.7 seis cilindros turbo diesel.

Renault Zoe

carros
Renault Zoe Intense [Auto+ / João Brigato]

Com o título de mais velho de todos os carros elétricos à venda no Brasil, o Renault Zoe é o único que já tem uma década de vida. Para ser mais preciso, 11 anos, visto que ele foi lançado na Europa em 2012. No Brasil ele chegou em 2019 e só foi reestilizado uma vez desde então. Como a tecnologia avançou demais nessa década, o Zoe está defasadíssimo.

Toyota Yaris 

Toyota Yaris [Auto+ / João Brigato]
Toyota Yaris [Auto+ / João Brigato]

Pode não parecer, mas o Toyota Yaris já tem dez anos de mercado. Apesar de ter sido lançado em 2020 no Brasil, a geração de baixo custo oferecida por aqui é de 2013. O modelo foi revelado primeiramente no sudeste asiático para depois ganhar o mundo. Antes de chegar ao nosso país, contudo, passou por uma pesada reestilização. 

Volkswagen Amarok

Volkswagen Amarok V6 Extreme [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Amarok V6 Extreme [Auto+ / João Brigato]

Seguindo a estratégia da Chevrolet S10, a Volkswagen Amarok vendida no Brasil não ganhará uma nova geração. O modelo lançado em 2010 completará seu aniversário de 14 anos no ano que vem recebendo uma pesada reestilização. Como na S10, a cabine permanecerá sem alterações, mudando apenas acabamentos internos, enquanto o exterior será todo revisto.

Volkswagen Saveiro

carros
Volkswagen Saveiro Robust CS [divulgação]

Como a Ram Classic é importada, a Volkswagen Saveiro é a mais velha entre todos os carros da lista. Lançada em 2009, ela já foi reestilizada duas vezes e a terceira mudança visual roda em testes no Brasil. A última derivada viva do Gol é a segunda caminhonete pequena mais vendida do país. Até porque, o segmento só tem ela e a Fiat Strada. 

 

>>5 carros que demoraram demais para serem lançados no Brasil

>>5 carros que jogaram fora seu passado

>>GWM promete não mudar seus carros por 3 anos no Brasil