Destaque

E se a BMW fizesse uma caminhonete V8 híbrida?

Projeção mostra como seria uma caminhonete da BMW baseado no polêmico SUV XM com poderoso motor V8 híbrido biturbo

Caminhonete BMW [X-Tomi]
Caminhonete BMW [X-Tomi]

Entre as marcas de luxo, até hoje somente duas tentaram (mas falharam miseravelmente) em fazer uma caminhonete. Lincoln e Mercedes-Benz se deram tão mal na categoria que traumatizaram outras montadoras a tentar criar um modelo com caçamba. Mas e se a BMW decidisse seguir o caminho contrário e lançasse uma caminhonete?

É isso que propõe a projeção do designer X-Tomi ao transformar o polêmico SUV XM em uma picape. Afinal, se é para polemizar e polarizar as opiniões, melhor partir de um modelo já extremamente controverso do que de um consagrado e elogiado no mercado. Contudo, por incrível que pareça, o resultado ficou interessante.

A grande questão com o BMW XM está mais nas proporções de sua traseira do que a dianteira – ainda que ela seja polêmica por si só. Trazer o visual de uma picape ao XM, criou leveza no design. Enquanto a dianteira alta, parruda e reta, de certa forma, combina com o segmento de caminhonetes.

Caminhonete BMW [X-Tomi]
Caminhonete BMW [X-Tomi]
Só que o mais legal seria ver a caminhonete da BMW usando o mesmo conjunto mecânico do XM. Isso significaria que o modelo teria motor V8 4.4 birturbo a gasolina ligado a um conjunto elétrico para render 653 cv e 81,6 kgfm. Ou seja, muita potência para deixar esportivos para trás, mas torque suficiente para fazer picapes diesel passarem vergonha.

A brincadeira pode ir além se houver uma picape BMW Label Red, seguindo o XM Label Red. Nesse caso, são 748 cv e 101,7 kgfm. Pena que tudo isso ficará somente no mundo da imaginação, já que, de todas as marcas de luxo, a BMW é a que tem a menor intenção de fazer uma picape.

Caminhonete BMW [X-Tomi]
Caminhonete BMW [X-Tomi]
Afinal, para marcas como Audi e Lincoln, o caminho é mais fácil. Basta apenas pegar a Volkswagen Amarok ou as Ford Ranger ou F-150 e criar seus próprios modelos. Até para a Mercedes havia um caminho menos tortuoso do que requentar a Nissan Frontier: criar uma caminhonete com chassi de Sprinter.

>>BMW XM é rápido, luxuoso e esquisito em grandes proporções

>>Carros brasileiros que nasceram a partir de outros modelos

>>Audi não vai na onda da Mercedes com seus carros esportivos