Destaque

BMW Série 5 perua muda e sobrevive aos SUVs

Mesmo com o crescimento dos SUVs no mundo, a BMW mostrou como ficou a Série 5 Touring, uma perua que carrega o que ver pela frente

Série 5
BMW i5 Touring 2024 [Divulgação]

Por mais que o segmento de peruas esteja em declínio há um bom tempo, existem marcas que ainda se preocupam com esses modelos. A nova BMW Série 5 Touring seguiu a tendência e ganhou versões híbridas e até uma variante elétrica. Mas, seu principal atributo é o amplo espaço interno e porta-malas que faz o Toyota Corolla morrer de inveja.

Um dos próximos lançamentos da BMW aposta em uma carroceria com linhas mais conservadoras, mas com bastante vincos espalhados pela carroceria. Na dianteira, os destaques são o amplo capô, a grade frontal com tamanho reduzido e iluminação em seu contorno e seus faróis de tamanho compacto. O conjunto todo transmite o ar de sofisticação que a marca carrega. Sua linha de cintura é alta e o teto é levemente inclinado. Há ampla área envidraçada. Na traseira, o para-choque bem saliente é dividido por uma peça preta que esconde as saídas do cano de escapamento.

Suas lanternas invadem a tampa do porta-malas e parte da carroceria e são finas. As rodas de série possuem tamanho de 18 ou 19 polegadas e as de 21 polegadas são opcionais. Para dar um incremento, os clientes podem escolher pelos pacotes M Sport, M Sport Pro ou M Carbon Exterior para destacar sua BMW Série 5 Touring. Em relação à tamanho, a perua 2025 está 9,7 cm mais comprida, 3,2 cm mais larga, 1,7 cm mais alta e tem entre-eixos 2 cm maior do que seu modelo anterior.

Série 5
BMW i5 Touring 2024 [Divulgação]

Série 5 Touring quer agradar a todos

Quando o assunto é espaço, a Série 5 perua dá um banho nos SUVs. Ela acomoda confortavelmente 5 pessoas e leva mais 570 litros de bagagem. Para efeito de comparação, seu bagageiro é 100 litros maior do que o sedã médio Toyota Corolla. A tampa do porta-malas é elétrica, o que ajuda na carga e descarga de bagagens. Seu interior é tomado por tecnologia. O painel de instrumentos tem tela de 12,3 polegadas e a central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay tem 14,9 polegadas.

Ambas possuem tela curvada. Há bancos esportivos e o volante é novo e tem base achatada. O acabamento é feito de materiais sustentáveis. Os clientes podem equipar sua BMW Série 5 Touring com teto panorâmico de vidro, sistema de áudio Bowers &Wilkins de 18 alto-falantes, entre outros opcionais. A perua tem ainda diversos itens de condução semiautônoma e um deles permite que o motorista não precise segurar o volante em velocidades de até 130 km/h.

Série 5
BMW Série 5 Touring 2024 [Divulgação]
Por agora, a perua na linha 2025 é oferecida lá fora com conjunto híbrido-leve ou elétrico. No primeiro caso, o motor 2.0 turbo diesel de quatro cilindros rende 194 cv e 40,7 kgfm de torque. Tem câmbio automático de 8 marchas e a tração integral é opcional. Já a variante i5 eDrive40 Touring, o motor instalado no eixo traseiro rende 335 cv e 43,8 kgfm de torque. A bateria tem capacidade de 81,2 kWh e a autonomia pelo ciclo WLTP é de 560 km. Com toda essa potência, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.

Já quem quer a BMW Série 5 Touring mais potente, pode optar pela versão i5 M60 xDrive. Seus dois motores rendem juntos 593 cv e 83,6 kgfm de torque. Tem tração integral, velocidade máxima controlada eletronicamente de 230 km/h, cumpre o 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, mas a autonomia cai para 506 km. A capacidade de carga em corrente alternada pode ser de 11 ou 22 kW e se tiver corrente contínua, o valor é de 205 kW. Mais para frente, a perua receberá um motor de seis cilindros movido a diesel e opção de conjunto híbrido plug-in. A perua da BMW chegará ao mercado em maio de 2024.

Série 5
BMW i5 Touring 2024 [Divulgação]
Gostou da nova BMW Série 5 Touring? Gosta das peruas ou prefere os SUVs? Conte nos comentários

>>Toyota imita VW e apresenta um sedã conversível

>>Governo financiará carros híbridos da Volkswagen

>>Honda PCX 160 ganha prêmio de menor desvalorização