Destaque

As caminhonetes e picapes que serão lançadas em 2023

Se os SUVs foram os grandes reis de 2022, as caminhonetes e picapes querem esse posto em 2023 com uma enxurrada de lançamentos

Ford F-150 [divulgação]
Ford F-150 [divulgação]

A própria Chevrolet já disse que 2023 será o ano das caminhonetes e picapes. Ainda que a montadora do grupo GM estivesse se referindo a ela mesma, esse ano será abarrotado de lançamentos no segmento de modelos de caçamba. Por isso, o Auto+ reuniu aqui todos os modelos que farão sua estreia nesse segmento ainda em 2023, divididos por categorias.

Compactas

Hoje no Brasil existem somente duas caminhonetes compactas: Fiat Strada e Volkswagen Saveiro. Ambas, contudo, seguirão as únicas do segmento, mas terão novidades. A italiana passará por mudanças visuais, já confirmadas pela divisão argentina da Fiat. Ela ganhará alterações discretas para se manter na liderança.

Mas o que mais interessa é que o está debaixo do capô. A Fiat Strada 2024 terá motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque associado ao câmbio CVT. Esse motor pode substituir o 1.3 na versão Ranch e Volcano, ou surgir como uma nova variante acima das anteriormente citadas.

caminhonetes
Fiat Strada [divulgação]
Já a Volkswagen Saveiro terá uma reformulação no visual. Muda toda a dianteira, com direito a para-choque, capô e faróis novos. Na traseira ela receberá novas lanternas e para-choque modificado. Mudanças no interior ainda são dúvida, assim como a possibilidade de que ela ganhe painel digital.

Contudo, o que é mais esperado é a inclusão do motor 1.0 TSI três cilindros turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque para as versões mais caras. As variantes de entrada seguirão com o 1.6 MSI de 120 cv e 17,1 kgfm de torque. Câmbio automático é cogitado para a Saveiro, mas tão incerto quanto o motor TSI – ainda que o Tiptronic da VW seja compatível com os dois motores. 

Volkswagen Saveiro 2024 [@mentirasautomotivas]
Volkswagen Saveiro Cross 2024 [@mentirasautomotivas]

Intermediárias

Enquanto Fiat Toro e Renault Oroch aparentemente passarão por 2023 sem novidades, Ford e Chevrolet terão importantes adições ao segmento. A Ford lançará a Maverick Hybrid, sendo a primeira e única caminhonete híbrida vendida no Brasil. Ela virá depois de muitos pedidos na tentativa de alavancar as vendas da picape, que emplaca pouco com o 2.0 turbo.

A Maverick híbrida chega até março com motor 2.5 quatro cilindros aspirado de 164 cv e 21,4 kgfm de torque ligado a um elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Juntos conseguem 193 cv e torque não divulgado. A transmissão é do tipo eCVT, enquanto a tração fica somente para as rodas dianteiras. Na Maverick 2.0 o câmbio é automático de oito marchas e a tração é 4×4.

Ford Maverick Lariat FX4 [Auto+ / João Brigato]
Ford Maverick Lariat FX4 [Auto+ / João Brigato]
Outra importantíssima adição ao segmento de caminhonetes intermediárias é a nova geração da Chevrolet Montana. A picape que nasceu derivada do Corsa, regrediu como irmã do Agile, agora se transformou em um modelo intermediário, de quatro portas e porte de Renault Oroch.

A Montana 2023 será vendida em quatro versões, ao que tudo indica. A GM revelou somente as topo de linha LTZ de R$ 134.490 e Premier de R$ 140.490. Contudo, ela deve trazer também versões LT e LS, sendo a última com câmbio manual, enquanto o restante usa o automático de seis marchas,

Chevrolet Montana 2023 [divulgação]
Chevrolet Montana 2023 [divulgação]
Para a Chevrolet Montana no Brasil, o motor será sempre o 1.2 três cilindros turbo de 132 cv e 19,4 kgfm de torque. Diferentemente de Toro, Maverick e Oroch (para exportação), a nova caminhonete da GM não terá opção de tração nas quatro rodas.

Médias

Dentre todos os subsegmentos das caminhonetes, o das médias é o que mais possui concorrentes. Para esse ano, boa parte das marcas terá alguma novidade. Contudo, a mais esperada é a nova geração da Ford Ranger. Confirmada pelo Motor1 para estrear no segundo semestre aqui no Brasil, ela será a primeira de uma nova leva de caminhonetes.

caminhonetes
Ford Ranger 2023 [divulgação]
Tal qual hoje, a nova Ford Ranger será vendida nas versões XL, XLS, XLT e Limited. As versões temáticas Black, Storm e FX4 devem surgir em um segundo momento, já que a Ford as trata quase como se fossem um modelo à parte. A nova Ranger terá motores novos também, trocando os atuais 2.2 quatro cilindros turbo diesel e 3.2 cinco cilindros turbo diesel.

Debaixo do capô, ela terá somente motor 2.0 quatro cilindros turbo, com opção turbo de 150 cv ou 170 cv, além de uma biturbo de 210 cv. Lá fora existe um motor 3.0 V6 turbo diesel de 250 cv que pode ser usado na Ranger do Brasil em versões mais caras. O câmbio é sempre automático de dez marchas, mas há opção manual de cinco ou seis marchas.

Caminhonete média Fiat [divulgação]
Caminhonete média Fiat [divulgação]
Outra importante adição ao segmento será a Fiat Landtrek. Ainda sem nome definido, a caminhonete média nasceu como um projeto comum entre Peugeot e Dongfeng, mas será vendida no Brasil como Fiat. O motivo que levou a isso é a boa fama da Fiat com picapes por causa da Toro e Strada, além de maior rede de concessionárias

Hoje a Landtrek como Peugeot usa um 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 181 cv e 40,8 kgfm de torque, 1.9 turbo diesel de 150 cv e 35,6 kgfm de torque e um 2.4 quatro cilindros turbo a gasolina de 210 cv e 32,6 kgfm de torque. Para esse segmento no Brasil, a faixa dos 200 cv é mais do que obrigatória. 

RAM Dakota [BFMS]
RAM Dakota / 1200 [BFMS]
A Stellantis também trabalha na RAM Dakota / 1200 para ser lançada ainda em 2023. O nome será revelado em breve, mas os maiores segredos já foram desvendados. Ela será monobloco, baseada na Fiat Toro, mas substancialmente maior e pretende ser a mais refinada do segmento.

Ela deve estrear junto do motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel desenvolvido para o mercado brasileiro para entregar mais de 200 cv. Contudo, alguns rumores atuais apontam para a possibilidade de que o motor 2.0 turbo diesel com o acerto do Commander com 170 cv seja usado. A versão flex terá o novo 2.0 turbo com mais de 200 cv.

Chevrolet Colorado 2023 [divulgação]
Chevrolet Colorado 2023 [divulgação]
Ainda não confirmada, a Chevrolet pode mostrar até o final do ano a nova geração da S10. A picape média pode ter suas vendas iniciadas só em 2024, mas é bastante provável que ela apareça até dezembro. Seria uma estratégia bem parecida com a Montana, que foi revelada ano passado, mas só estreia agora em fevereiro. 

Há chances também de que a nova geração da Toyota Hilux apareça fora do Brasil ainda em 2023. A nova geração da Tacoma, sua prima americana, foi revelada antes da hora por registros de patentes no INPI e há rumores de unificação entre Hilux e Tacoma. Em 2023 pode também ser apresentada a nova Amarok argentina.

Great Wall Poer [divulgação]
Great Wall Poer [divulgação]
Por fim, a GWM entrará no segmento de picapes médias no Brasil com a linha Poer. Ainda são poucas as informações sobre o modelo por aqui, mas a marca chinesa prometeu que ela será eletrificada de alguma maneira. A GWM Poer pode ser o primeiro modelo da Great Wall a ser fabricado no Brasil na antiga fábrica da Mercedes em Iracemápolis.

Grandes

Antes dominado só pela RAM, o segmento de caminhonetes grandes terá as três principais concorrentes juntas em nosso território em 2023. A Ford prometeu e vai trazer a F-150 ao país, enquanto a Chevrolet importará a Silverado. Todas elas virão com motor V8 usado nos muscle-cars de suas marcas. 

caminhonetes
Chevrolet Silverado High Country [divulgação]
Mas engana-se quem pensa que a RAM ficará parada. A 1500 receberá a versão de luxo Laramie para conviver com a Rebel atualmente ofertada. É possível que a 2500 e a 3500 ganhem mais edições especiais ao longo do ano, visto que são as caminhonetes mais vendidas da marca do carneiro. 

>>Chevrolet terá uma caminhonete entre Montana e S10?

>>Peugeot Landtrek é flagrada em versão completona no Brasil

>>Nova Hilux 2024? Toyota registra inédita caminhonete no Brasil