Destaque

Cinco carros que foram cancelados no Brasil

E não, esses carros não foram cancelados no Twitter, mas sim os projetos foram descontinuados quando tudo já estava encaminhado

carros cancelados
Chevrolet Opala Hatch [reprodução]

Alguns carros são prometidos e depois os planos das marcas mudam, fazendo com que esses veículos jamais saiam do papel. No entanto, no caso dos modelos desta lista, muitos desses projetos nem foram anunciados, ficando apenas na fase de testes, e sendo cancelados mesmo quando alguns protótipos foram feitos.

Ford Gol G2 [reprodução]
Ford Gol G2 [reprodução]

Gol Bolinha da Ford

Recentemente, relembramos a história da tentativa da Ford de ter sua versão do Gol, nos tempos da Autolatina. A história toda pode ser vista aqui, mas este é o clássico exemplo de carro cancelado. Protótipos e testes de design chegaram a serem feitos, inclusive em argila, mas o carro jamais foi desenvolvido, sendo um dos motivos que acabaram com o casamento entre Ford e Volkswagen.

Chevrolet Opala Hatch [reprodução]
Chevrolet Opala Hatch [reprodução]

Chevrolet Opala Hatch

O Opala já era mais do que consagrado nos anos 1980, e seu projeto já dava sinais de cansaço, tanto que a Chevrolet reestilizou o carro por completo, dando um visual mais quadrado ao modelo. No entanto, por pouco o carro não teve outra carroceria, além da sedã, cupê e perua Caravan. 

A Chevrolet chegou a desenvolver um protótipo do Opala hatch, que seria um curioso hatch grande, dadas as proporções de seu modelo clássico. Só que a marca americana desistiu do projeto, e não se sabe ao certo o que causou essa desistência. Fato é que nos anos 1980 surgiu o Monza Hatch, que era mais moderno que o Opala e menor, fatores que devem ter pesado a favor de seu desenvolvimento, em detrimento de mais um membro do modelo maior.

Volkswagen Voyage Bolinha [@veigaluizalberto]
Volkswagen Voyage Bolinha [@veigaluizalberto]

VW Voyage Bolinha

A família bolinha do Gol deu o que falar enquanto estava sendo feita. Quando ela foi lançada, na metade dos anos 1990, apenas Gol, Parati e Saveiro ganharam a segunda geração. O pobre do Voyage foi descontinuado e só voltou em 2008. 

Segundo o ex-designer da VW, Luiz Alberto Veiga, o sedã chegou a ser projetado, mas uma briga interna na marca alemã fez o Polo Classic ser lançado como substituto do Voyage, enterrando o projeto. Uma nova tentativa foi feita na época do Gol G3, sendo também cancelada.

carros cancelados
Ford Del Rey II [reprodução]

Ford Del Rey de segunda geração

O Del Rey pode ter ficado mais famoso graças à cantora Lana Del Rey, mas no Brasil o modelo teve uma certa importância, mesmo sendo um Corcel com grife. Feito a toque de caixa para ser o sedã mais luxuoso da Ford, o seu projeto já estava bastante antigo no final dos anos 1980, então a marca começou a planejar uma segunda geração.

E o modelo seria maior, com quatro portas e poderia ter o motor 2.3 do Maverick atualizado. Porém, a criação da Autolatina fez o projeto ser cancelado, e o Versailles, clone do VW Santana, assumiu o lugar do Del Rey original.

Chevrolet Monza perua

O Chevrolet Monza foi um grande sucesso, mas o modelo só teve as carrocerias sedã e hatch no Brasil. Entretanto, a Chevrolet chegou a desenvolver uma perua, com um protótipo final sendo feito, e parecia que o modelo seria de fato lançado. 

Previsto para 1985, a perua foi cancelada de última hora, mesmo tendo um design bonito e ampla área envidraçada. Coube à Envemo, famosa customizadora de carros, fazer sua versão da perua, modificando unidades do Monza sedã que eram encomendadas por seus clientes.

>> Cinco carros que agradecemos por nunca terem vindo ao Brasil

>> Cinco minivans brasileiras que deixaram saudade

>> 5 carros mais feios que já foram vendidos no Brasil