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JAC apresenta picape E-JP 8 e van E-JV 7L na Fenatran

Dupla da JAC desembarca no mercado com a missão de reforçar a linha de comerciais leves da JAC, que se mantém 100% elétrica

JAC E-JP 8 [divulgação]
JAC E-JP 8 [divulgação]

A JAC é, de longe, a marca que mais oferece veículos elétricos no Brasil. Hoje, apenas o T50 não possui uma variante elétrica. Enquanto isso, durante a Fenatran 2022, a marca chinesa apresentou três novidades, sendo uma delas o caminhão E-JT 18,0, que se torna o maior caminhão elétrico da marca no país. Junto dele, duas outras novidades nos interessam mais: a picape E-JP 8 e a van E-JV 7L.

Apesar de serem tratados como novidades, a dupla já é bem conhecida no Brasil. Destaque para a picape E-JP 8, que ganhou um novo batismo. Antes, era conhecida como iEV330P, ela adere ao padrão E-J da chinesa. Sendo a primeira picape elétrica em nosso mercado e com capacidade de carga de 840 kg, a E-JP 8 traz mudanças principalmente na sua mecânica.

De acordo com a JAC, a picape ganha um novo posicionamento do motor elétrico, saindo do cofre dianteiro para próximo do eixo traseiro, eliminando o eixo-cardã. Equipada com bateria de 65,3 kWh, a picape possui uma autonomia de 330 km. A JAC destaca que a picape tem um motor de 204 cv e 30,1 kgfm de torque, um ganho e uma perda quando comparado com o motor anterior, que rendia 150 cv e 33,6 kgfm de torque.

A E-JP 8 acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos com esse novo conjunto. Visualmente, se diferencia principalmente por conta do logotipo na dianteira, que recebe um tom azul, substituindo o logo vermelho. Há ainda um novo santoantônio que traz o nome JAC vazado. E só. No interior, as mudanças ficam por conta da central multimídia de 10,25 polegadas que adiciona câmera de ré.

De série, ela será vendida com direção eletro-hidráulica, luzes diurnas DRL, trio elétrico e ar-condicionado automático como um dos seus principais atributos. Outro destaque que a JAC trouxe para a Fenatran é a E-JV 7L, que é a versão de passageiros da E-JV 5.5. Com espaço para sete ocupantes, a van desembarca mirando o transporte executivo.

JAC E-JP 8 [divulgação]
JAC E-JP 8 [divulgação]
Ela é equipada com o mesmo motor da versão de carga, com 204 cv e 30,1 kgfm de torque, equipada com uma bateria de 50,2 kWh. Essa oferece 300 km de autonomia, de acordo com o site da marca. Com o modo Eco, a autonomia sobe para 350 km, graças a regeneração de carga nas desacelerações e nas frenagens.

“Há um fenômeno recente, mas que cresce a olhos vistos, de substituir as frotas dessas empresas por veículos livres de emissões. Uma van movida a diesel que rode, hoje, 40.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. São 200 toneladas para cada veículo num prazo de dez anos! A introdução da van 100% elétrica da JAC na frota das empresas de transporte executivo consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono”, destaca Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Preços

JAC E-JP 8 – R$ 369.900

JAC E-JV 7L – R$ 329.900

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