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Pagani Utopia tem câmbio manual e interior à moda antiga

Enquanto hoje os modelos esportivos e modernos possuem painéis digitais e centrais multimídia enormes, Pagani Utopia vai no sentido oposto

Pagani Utopia [divulgação]
Pagani Utopia [divulgação]

Para muitos entusiastas, um esportivo de verdade precisa ter prazer ao dirigir e um câmbio manual. Algo que vai na contramão da modernidade que impõe carros elétricos e um festival de telas no interior que faz inveja ao mostruário das Casas Bahia. Mas o Pagani Utopia mostra como fazer um esportivo em 2022 com somente o que interessa.

Por dentro o modelo tem apenas uma tela, com todas as informações necessárias e comandos concentrados no painel de instrumentos. Essa tela é acompanhada de velocímetro e conta-giros analógico, como antigamente. Nada de central multimídia ou comandos complicados na tela: o painel tem mais mostradores, comandos físicos e ar-condicionado regulado por botões.

Para deixar o visual ainda mais raiz, o Pagani Utopia tem parte das engrenagens e comandos da transmissão manual expostos. Ela tem sete marchas e fica posicionada no alto, contando com manopla metálica e grelha bem desenhada. Logo atrás, o console central reserva espaço para mais botões e para o freio de estacionamento eletrônico.

Pagani Utopia [divulgação]
Pagani Utopia [divulgação]

Sem eletrificação

E não é somente no interior que o Pagani Utopia apela para o lado mais tradicional dos esportivos. A motorização é composta por um V12 6.0 biturbo assinado pela Mercedes-AMG. Só que ele não conta com qualquer tipo de sistema eletrificado ou híbrido: é um V12 puro que usa só gasolina para se mover.

Pagani Utopia [divulgação]
Pagani Utopia [divulgação]
Segundo a Pagani, o Utopia entrega 864 cv e 112,2 kgfm de torque a 2800 rpm. O motor, apesar de não ter nenhum tipo de eletrificação, atende às normas de emissões da Europa e também da Califórnia. A transmissão manual de sete marchas não é a única opção, já que há um câmbio automatizado de embreagem única também com sete marchas.

Pagani Utopia [divulgação]
Pagani Utopia [divulgação]

Sopa de letrinhas

Para atender ao pedido dos clientes da marca que queriam um carro leve e esportivo, a Pagani construiu o Utopia com um novo tipo de chassi. O monocoque é feito em carbono-tinânio HP63 G2 e Carbo-Triax HP62, enquanto os subframes dianteiros e traseiros são de aço cromo-milibdênio. Por fim, a carroceria usa fibra de carbono nova 38% mais rígida.

Traduzindo todos os nomes difíceis e desconhecidos, significa que esse esportivo de grande porte e motor V12 pesa 1.280 kg – exatamente o mesmo peso de um Renault Duster. A obsessão da Pagani em baixar o peso do Utopia foi tamanha que o sistema de escape foi feito de titânio e cerâmica para pesar somente 6 kg – mesmo com as saídas quadruplas.

Pagani Utopia [divulgação]
Pagani Utopia [divulgação]
O visual é bem menos exagerado que o do Huayra e que o do Zonda. No Utopia, as linhas são mais fluidas e com vincos menos pronunciados. Ainda assim, mantém a essência da Pagani nos detalhes como faróis duplos, traseira que afunila em direção ao sistema de escape, limpador de para-brisa único, lanternas circulares e retrovisores que parecem olhos.

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