Destaque

Hyundai prepara carro elétrico mais barato que Kwid E-Tech

Disposta a ampliar suas opções eletrificadas, Hyundai já pensa em ter um modelo movido a eletricidade acessível

Hyundai i10 [divulgação]
Hyundai i10 [divulgação]

A Hyundai está trabalhando em um carro elétrico mais acessível e que promete brigar com o Seat Mii, Skoda Citigo e Dacia Spring (o nosso Renault Kwid E-Tech) na Europa. É o que revelou os colegas da Automotive News Europe, que revelou os planos da marca coreana.

De acordo com a página, a ideia da Hyundai é ter um modelo elétrico com preço inicial na casa dos 20 mil euros. Esta é justamente a faixa de preço ocupada pelos principais rivais do futuro modelo, sendo a mais baixa do mercado europeu para modelos elétricos. 

No câmbio atual, esses 20 mil euros se tornariam R$ 110 mil, que não é um valor baixo. Porém, esta faixa de preço é ocupada pelas versões intermediárias e completas de alguns dos carros compactos vendidos no Brasil, como o Chevrolet Onix e o recém-reestilizado Hyundai HB20.

Com isso, o futuro modelo da Hyundai já estaria em uma faixa compatível a de modelos a combustão no mercado brasileiro. Vale lembrar que o Kwid elétrico, que é vendido na Europa como Dacia Spring, custa menos de 20 mil euros no velho continente, mas no Brasil não sai por menos de R$ 146.990.

Hyundai N Vision 74 [divulgação]
Hyundai N Vision 74 [divulgação]

Minicarro elétrico da Hyundai

Deixando os valores do mercado nacional de lado, ainda não há muitas informações sobre como será o modelo. No entanto, além da questão do valor, outras pistas foram deixadas. Chefe de marketing da Hyundai Europa, Andreas-Christoph Hofmann disse que a marca trabalha em um carro pequeno.

O mais provável é que este futuro elétrico seja um sucessor do Hyundai i10 atual, cuja geração mais recente foi apresentada ao mundo em 2020. Menor que um HB20, o modelo é um subcompacto de 3,67 m de comprimento no põe-te de Kwid e Mobi. Caso seja substituído por um elétrico de porte equivalente, o modelo seria maior que o CAOA Chery iCar, que tem apenas 3,20 m de comprimento.

Hyundai Ioniq 6 [divulgação]
Hyundai Ioniq 6 [divulgação]
Além dos planos de ter um veículo elétrico pequeno e barato, a marca da Coreia do Sul pretende lançar uma verdadeira ofensiva elétrica na Europa. Até 2030, a meta da marca é apresentar 11 carros elétricos novos. Com isso, pode-se esperar elétricos das mais variadas faixas de preço. 

>> Os outros HB20 da Hyundai espalhados pelo mundo

>> Mini Cooper conversível quer ser o brinquedo elétrico da marca

>> Flagra: o que o novo Hyundai Elantra faz no Brasil?