Destaque Novidades

Kia Stonic será vendido no Brasil com motor 1.0 turbo do Hyundai HB20

Depois de muita espera e expectativas, a Kia finalmente decidiu que o SUV compacto que venderá no Brasil será o Stonic
Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]

Desde o lançamento do Kia Rio no Brasil em 2019, a marca sul-coreana promete trazer também um SUV compacto. No Salão de 2018 foi mostrado o Stonic, mas posteriormente sua vinda foi negada. A marca falava sobre o Seltos (que é mais um SUV médio que um compacto) e até do Sonet. Mas a escolha recaiu sobre o Stonic.

O lançamento acontecerá ainda neste ano, mas sem data específica. O Kia Stonic é um SUV compacto baseado no Kia Rio e desenvolvido para o mercado europeu. Ele tem visual moderno e mais parece um hatch aventureiro do que um SUV de fato. Ele tem 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,48 m de altura.

Ou seja, pelo menos quanto às medidas, ele se posicionará na mesma faixa de Volkswagen Nivus. CAOA Chery Tiggo 3X e Fiat Pulse. Contudo, por ser importado e com motorização micro-híbrida, seu preço não deve ser tão competitivo quanto o trio nacional. Vale ressaltar que a Kia anuncia o Stonic como o híbrido mais barato do Brasil.

Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]

Coração eletrificado do HB20

Hoje esse título pertence ao Toyota Corolla Altis Hybrid de R$ 158.290. Contudo, o Kia Stonic não é verdadeiramente híbrido. Ele conta com sistema híbrido-leve usado em alguns modelos premium. Trata-se da substituição do alternador por um motor elétrico afim de diminuir emissões, reduzir consumo de combustível e auxiliar o motor a combustão.

Esse sistema elétrico, entretanto, não é capaz de mover as rodas sozinho como faz o Corolla. A motorização é baseada no motor 1.0 T-GDi do Hyundai HB20. No caso do Stonic, são entregues os mesmos 120 cv e 20,4 kgfm de torque. A potência é exatamente a mesma do HB20 turbo, contudo, o torque é 2,9 kgfm maior no Stonic.

Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]
O SUV compacto traz transmissão automática de dupla embreagem com sete marchas. A vantagem do sistema micro-híbrido é permitir que o motor seja desligado com o carro em movimento até 125 km/h em situações em que ele não é acelerado ou estaria em roda livre.

Versão única e recheada

O Kia Stonic será importado da Coreia do Sul em versão única, a SX. Nos últimos tempos a Kia tem passado a oferecer somente uma versão em seus carros, como aconteceu com Rio e Cerato. A versão conta com conjunto óptico full-LED, painel de instrumentos totalmente digital e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]
Como já é padrão do modelo na Europa, o Kia Stonic no Brasil deve oferecer teto com opção de pintura contrastante em diversos tons chamativos. Em seu Instagram, a marca sul-coreana divulgou a mesma combinação que aparece nas fotos que ilustram essa matéria: cinza com teto amarelo.

>>Novo Sportage 2023 mostra que a Kia cansou de ser só mais uma

>>Picape Kia rival de Ford Ranger, Chevrolet S10 e Toyota Hilux atrasou

>>Kia Rio ganha linha 2022 no Brasil somente com uma novidade

Sobre o autor

João Brigato

8 Comentários

Clique aqui para comentar