O Hyundai Ioniq 9 será o maior carro da marca. O novo SUV da fabricante coreana é 100% elétrico e tem três fileiras de bancos com configurações de seis e sete lugares. O modelo foi revelado nesta quinta-feira (21), no São de Los Angeles 2024, nos EUA. O modelo entrará em produção no primeiro trimestre de 2025 e já estará à venda no segundo trimestre no mercado americano e coreano.
- Hyundai HB20S sofre aumento de R$ 800 e passa de R$ 130 mil
- 5 carros que ficaram feios após um facelift ou troca de geração
Dentre os pontos de destaque do Hyundai Ioniq 9 está o alcance do seu conjunto de baterias, que pode chegar a 620 km de autonomia no ciclo WLTP. Para recarregar o carro de 10% a 80% são necessários apenas 24 minutos em um carregador de 350 kW. Seus dados de performance também são empolgantes com 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. Além disso, o esse SUV de sete lugares ainda tem uma incrível capacidade de reboque de até 2.500 kg.
Os eficientes assistentes de condução do Hyundai Ioniq 9
O novo SUV da fabricante coreana também conta com pacote bem completo assistente de direção como: assistente de colisão dianteira e traseira, assistente de manutenção de faixa, alerta de ponto cego, alerta de saída segura, alerta de ocupante traseiro, assistente inteligente de limite de velocidade e assistente de estacionamento.
O Ioniq 9 também conta com dois sistemas bem interessantes para elevar a experiência de direção. O primeiro é a Unidade de Controle de Domínio do Chassi responsável por aprimorar o desempenho de direção através da vetorização dinâmica de torque, melhorando o manuseio e controle de estabilidade do vento lateral para aumentar a estabilidade do carro em velocidades altas.
O outro sistema é o Controle de Tração de Terreno para estradas irregulares. Ao selecionar o modo Terreno Automático, ele usa inteligência artificial para reconhecer a superfície da estrada e selecionar automaticamente o modo de direção ideal.
Dimensões avantajadas
Por fora o Hyundai Ioniq 9 chama atenção pelo seu design futurista com os faróis e lanternas de pixels. Mas também pelas suas dimensões avantajadas. São 3.130 só de entre-eixos. De acordo com a Hyundai, o exterior do Ioniq 9 segue o conceito ‘Aerosthetic’, que combina inovação aerodinâmica e estilo sofisticado. As rodas são de 19 polegadas de série, porém o cliente pode optar por rodas maiores de 20 ou 21 polegadas.
Só o espaço para armazenamento do console é 5,6 litros na bandeja superior e 12,6 litros na bandeja deslizante inferior. E já que estamos falando de espaços generosos, vale a pena mencionar a capacidade do porta-malas de incríveis 620 litros, isso com as três fileiras no lugar. Com a terceira fileira rebatida a capacidade é de 1.323 litros.
Interior futurista e sofisticado
O interior faz jus a proposta futurista do Ioniq 9, a começa pelo volante. O painel conta com um display panorâmico curvo que integra o painel de instrumentos a multimídia. A Hyundai também aproveitou para enfatizar sua preocupação com a sustentabilidade através dos materiais de acabamento como: couro de processo ecológico, tecido PET reciclado, tecido de lã, tinta biológica, entre outros.
No habitáculo se destacam os assentos Relaxation com apoio para as pernas. Os bancos da segunda fileira são giratórios, permitindo que os ocupantes das duas fileiras traseiras fiquem completamente de frente uns para os outros quando o veículo estiver parado.
Além disso, os bancos dianteiros e da segunda fileira podem ser completamente reclinados, permitindo que até quatro pessoas descansem ao mesmo tempo. Para completar o conceito relaxante a Hyundai optou por elementos elípticos e tons calmantes para criar uma atmosfera de lounge.
O assoalho do carro é completamente plano, como na maioria dos carros elétricos. Ioniq 9 também conta com o inédito sistema chamado Dynamic Body Care da Hyundai Motor, com função de massagem e para completar a experiência o carro ainda tem um enorme teto panorâmico.
Outro diferencial é o console deslizante Universal Island 2.0 com apoios de braço bidirecionais que podem ser acessados pelos passageiros dianteiros e da segunda fileira. Porém, a parte mais interessante ainda está por vir: o console pode ser movido em até 190 mm para facilitar o acesso pelos passageiros traseiros.
O que você achou dos atributos do Hyundai Ioniq 9? Gostaria que viesse para o Brasil? Conte para nós nos comentários.
- Hyundai HB20S sofre aumento de R$ 800 e passa de R$ 130 mil
- 5 carros que ficaram feios após um facelift ou troca de geração
- Omoda 5 passa a ser vendido como Chery Tiggo 5X na China
- Novo Mercedes GLE terá estrelas nos faróis e visual gera polêmica
- Hyundai HB20 sofre aumento de R$ 800 e parte de R$ 90 mil