Ao vivo
Home » Novidades » Vendas de elétricos superam carros a gasolina pela primeira vez

Novidades

Na Europa

Vendas de elétricos superam carros a gasolina pela primeira vez

Os carros elétricos batem recorde e superam a gasolina na Europa com forte avanço dos fabricantes BYD, Geely e Chery

4 min de leitura

O mercado europeu cruzou uma fronteira no mapa da indústria global. Em uma reviravolta, os carros 100% elétricos superaram os modelos tradicionais a gasolina em volume de emplacamentos na Europa. Considerando os volumes somados da União Europeia, do Reino Unido e das nações da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça), o total de novos licenciamentos somou 1,15 milhão de unidades.

Se isolarmos apenas o desempenho dos países membros da União Europeia, o crescimento de 3,2% resultou em 955.013 veículos novos nas ruas. Desse montante geral, os elétricos puros abocanharam uma fatia expressiva de 23,3% de participação de mercado no mês de maio.

BYD Dolphin Mini e Geely EX2 juntos em imagem feita por IA
BYD Dolphin Mini e Geely EX2 [Auto+]

O fator geográfico que mudou o jogo

Essa inversão de posições no topo do ranking traz um detalhe importante sobre a infraestrutura europeia. Os elétricos registraram 21,3% de participação em maio, ainda ligeiramente atrás dos modelos a gasolina, com 22%. A virada só se consolida quando adicionamos os dados do Reino Unido e das nações nórdicas ao mapa, de acordo com as informações do Carscoops.com.

Estamos falando de mercados mais maduros em incentivos e rede de recarga. No entanto, sem o Reino Unido e os países nórdicos, a gasolina ainda mantém a liderança frente aos elétricos dentro do bloco da UE. Essa aceleração foi impulsionada por crescimentos expressivos em grandes mercados da região em maio, liderados por uma disparada de 75,7% nas vendas de elétricos na Itália, seguidos por altas de 55,4% na França e de 40,9% na Alemanha.

Ao somar todo o continente (UE, Reino Unido e EFTA), os elétricos puros já respondem por 21,4% do mercado, colados nos carros tradicionais a gasolina, que acumulam 22,3%. Os híbridos seguem na frente com folga, enquanto os híbridos plug-in (PHEV) também demonstraram fôlego comercial na UE, elevando sua participação de 8,3% para 9,7% no período.

Elétricos: o fenômeno Tesla e a derrocada dos combustíveis fósseis

A Tesla atuou como uma das grandes catalisadoras dessa virada ao praticamente dobrar suas entregas na Europa em maio. O Model Y reassumiu a liderança isolada do segmento zero emissão ao registrar 17.183 emplacamentos, terminando o período como o terceiro automóvel mais vendido do continente no ranking geral. O Model 3 somou 9.566 unidades, um volume quase três vezes maior do que o registrado em maio do ano passado.

Em contrapartida, a rápida popularização das baterias cobrou um preço alto das motorizações tradicionais. A procura por modelos novos movidos a gasolina despencou 18,2% no acumulado até o fim de maio. O diesel seguiu pelo mesmo caminho de retração, anotando uma queda de 16,6% nos licenciamentos e restando com uma tímida participação de 7,6% no bolo geral da UE.

Tesla Model Y Performance vermelho estático
Tesla Model Y Performance [Divulgação]

A forte escalada das montadoras chinesas

Os fabricantes chineses consolidam uma forte ascensão e, em maio, registraram um volume de 121.030 emplacamentos. O montante garantiu, pela primeira vez na história da indústria local, uma participação de mercado recorde de 10,7% no continente. Aliás, o Grupo Geely alcançou a marca de 176.676 veículos comercializados na região, o que representa um avanço de 6,5% frente ao ano passado.

A SAIC teve crescimento de 11,6% (141.490 unidades), enquanto a BYD registrou um acumulado de 135.307 emplacamentos, ultrapassando a SAIC Motor (controladora da MG) e assumindo o posto de fabricante chinês mais vendido em solo europeu.

Além disso, o Grupo Chery (responsável pelas marcas Chery, Jaecoo, Jetour e Omoda) encostou na vice-liderança após registrar uma alta de 316% no ano. Em paralelo, marcas como Leapmotor e Xpeng também fecharam o período com fortes ganhos de 552,9% e 138%, respectivamente.

E você, o seu próximo carro zero quilômetro ainda vai ser puramente a combustão ou um elétrico já virou opção? Escreva nos comentários.

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar