Destaque Novidades

Peugeot Landtrek só chega ao Brasil em 2022 por causa das rivais

Importar a picape da Peugeot da China agora seria inviável e motorização diesel da Landtrek é fraca perante concorrentes
Peugeot Landtrek [divulgação]
Peugeot Landtrek [divulgação]

Provando que o segmento de picapes será o próximo a explodir, a Peugeot Landtrek já está de passaporte carimbado para o Brasil. Mas, antes que todos se empolguem, a rival de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok só vem em 2022 e suas rivais são justamente as culpadas.

O lançamento da Peugeot Landtrek na América Latina será feito em duas fases diferentes. Primeiro ela chegará ao México, Equador, Peru, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Haiti e Chile. Todos esses países receberão a Landtrek importada da China.

Peugeot Landtrek [divulgação]
Peugeot Landtrek [divulgação]
Já na segunda fase, que envolve Argentina, Brasil e Colômbia, a picape da Peugeot será importada do Uruguai. Essa mudança de nacionalidade facilitará a chegada da Landtrek ao nosso país por não sofrer tanto com a variação do dólar e por não pagar imposto de importação de 35%.

Se viesse da China para cá, provavelmente custaria mais do que as rivais. E como a Peugeot não tem tradição nesse segmento ainda, poderia ser um grande tiro no pé. Outra questão está na motorização. Hoje, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Toyota Hilux e Chevrolet S10 tem mais de 200 cv em suas motorizações diesel.

Peugeot Landtrek [divulgação]
Peugeot Landtrek [divulgação]
Esse nível de cavalaria se tornou o novo padrão da categoria. A Landtrek hoje está em desvantagem pois seu único motor diesel é um 1.9 turbo de apenas 150 cv. Há ainda o 2.4 THP quatro cilindros turbo a gasolina com 210 cv, mas o mercado para esse tipo de picape no Brasil e na Argentina, seus países foco, é bem pequeno.

Por isso aqui no Brasil é esperado que a Landtrek use outro motor turbo diesel com mais de 200 cv. É possível que ele já seja compartilhado com o grupo FCA ou não. Visto que até 2022 a Stellantis já estará em ação.

Enquanto esses dois anos não passam, o Brasil fica apenas com as fotos da picape Peugeot. Tal qual o 208, ela traz desenho agressivo, com grade frontal triangular. Os faróis trazem prolongamentos em LED estilo dente de leão nas versões mais caras – novamente como no 208.

Por dentro não há o layout i-Cockpit típico da Peugeot, pois seria estranho em uma picape. Mas ela tem desenho muito semelhante aos irmãos. O volante tem tamanho normal e o painel de instrumentos é parcialmente digital apenas. Central multimídia flutuante com Android Auto e Apple CarPlay faz parte do pacote da Landtrek.

>>Avaliação: Chevrolet S10 High Country: não contavam com minha astúcia

>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação

>>Comparativo: Peugeot 208 e VW Polo: tipo Europa ou engana-brasileiro?

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar